terça-feira, 4 de novembro de 2014

Prefeitura revitaliza lago no Parque Mata das Borboletas

Prefeitura revitaliza lago no Parque Mata das Borboletas
Publicado em 10/2014 

O pequeno lago artificial e a principal nascente do Parque Mata das Borboletas, localizado no bairro Sion (região Centro– Sul), estão passando por processo de limpeza, desassoreamento e revitalização. Dividido em etapas, os trabalhos buscam aumentar o nível de água do lago e o fluxo das nascentes.

O desassoreamento do lago foi necessário para aumentar a profundidade, que estava entre 5 e 10 cm, afetando a fauna presente no local, conforme explica Aline Guerra, Chefe de Divisão de Manejo e Operações Leste: “com o baixo nível das águas percebemos que alguns animais (peixes, aves, cágados, pequenos mamíferos e roedores) estavam sofrendo. Alguns peixes chegaram a morrer, além do impacto visual para os visitantes. Agora, com a limpeza, a profundidade da lago aumentou, está variando entre 30 e 50 cm, e o fluxo da nascentes também cresceu. Isso traz mais umidade para o ambiente, contribui para a melhoria de vida dos animais e com a beleza cênica do parque ”.

Na primeira etapa, ocorrida no início de setembro, quatro funcionários da FPM trabalharam por 12 dias desassoreando as áreas mais rasas do lago e limpando o entorno da nascente. O funcionário Alexandre Gomes, 35 anos, participou do processo. “A ação é importante para natureza e para os animais. Retirei muita lama do lago”, conta.

Aline explica que foram retirados mais de 1.000 carrinhos de mão com lama. O trabalho foi todo feito manualmente, devido à dificuldade de entrar com maquinário no parque, por causa da topografia, desníveis e cercamentos.

Um jardim com vegetação nativa também será elaborado ao redor do lago. Já foram plantadas espécies como quaresmeiras, ipês, pau-brasil, embaúbas e ingás. O bambuzal que se encontra no local vai ser manejado, retirando bambus que estão secos e diminuindo as moitas que geram excesso de sombra. Novas etapas de limpeza do lago e da nascente serão agendadas e Aline afirma que o local vai ser “um espaço de lazer, meditação e descanso”.

Para André Funghi, Chefe de Departamento Sudeste, o processo de revitalização é uma pequena forma de tentar reduzir os impactos negativos causados pelo crescimento das cidades. “O parque e o lago sofrem com a urbanização, então, é muito importante que busquemos soluções para minimizar esses efeitos”, afirma.

Sobre o Parque Mata das Borboletas
Implantado em 1995, o Parque Mata das Borboletas ocupa uma área de aproximadamente 35.500 metros quadrados e oferece como opções de lazer brinquedos, trilha ecológica, equipamentos de ginástica e área de convivência e contemplação.

O local possui duas nascentes que abastecem a Bacia do Córrego Acaba-Mundo e um pequeno lago artificial. Sua área é totalmente permeável e funciona como recarga do lençol freático. Fonte de alimento e abrigo para a fauna silvestre, o espaço apresenta uma grande quantidade de borboletas, o que deu origem ao seu nome.

Localizado na encosta da Serra do Curral, sua vegetação, predominantemente nativa do bioma Cerrado, possui formações de campo cerrado, mata ciliar e campo hidromórfico e espécies como ingá, pau-d’óleo, cambratá, sucupira, cedro, aroeira, ipê, bambu de listra, entre outros. A área vegetada é contínua e corresponde a mais de 80% da área total.

A fauna apresenta mamíferos como gambás e preás, além de aves como sabiás, tzius, garrinchas, alma-de-gatos, sebinhos, bem-te-vis, andorinhas, bicos de lacre e marias preta.

Horário de funcionamento: terça-feira a domingo, das 8h às 18h.
Localização: Rua Assunção, 650 – Bairro Sion.
Informações: 3277-8221
Entrada gratuita.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo sua participação e opinião !