sexta-feira, 28 de novembro de 2014

NOVO COMANDANTE DA POLÍCIA MILITAR AMBIENTAL REFORÇA PARCERIA COM SECRETARIA DE ESTADO DO AMBIENTE PARA COMBATER CRIMES CONTRA A NATUREZA

 25/11/2014 - 


O Comando de Polícia Ambiental (CPAM) se reuniu nesta terça (25/11/2015) com representantes da Secretaria de Estado do Ambiente, da Coordenadoria Integrada de Combate aos Crimes Ambientais (Cicca) e do Instituto Estadual do Ambiente (INEA). Durante o encontro, o novo comandante da CPAM, coronel André Vidal, reforçou a parceria com a SEA e anunciou que as ações serão focadas na prevenção de crimes ambientais.

“Antes a CPAM estava voltada para a repressão dos crimes ambientais. Agora a atenção estará na prevenção principalmente no que diz respeito às áreas de conservação”, ressaltou o comandante.

O coronel André Vidal informou que a reunião contribuiu para avaliar a situação atual, já que ouviu todos os representantes das Unidades de Polícia Ambiental, e buscar, de acordo com a necessidade, maior efetivo, maior integração com os órgãos ambientais e aquisição de novos equipamentos, entre outros pontos.

O coordenador da Cicca, coronel José Maurício Padrone, afirmou que a integração dos órgãos vai facilitar as ações preventivas. “Não importa prender o criminoso somente após a árvore caída. É preciso evitar que se derrube uma árvore e para isso a prevenção é o melhor remédio”, ressaltou Padrone.

Para o diretor de Biodiversidade em Áreas Protegidas do INEA, Guido Gelli, é fundamental essa parceria e o efetivo de policiamento nas Unidades de Polícia Ambiental, junto às unidades de conservação, tendo em vista que na maioria dos crimes ambientais há situação de periculosidade.

As Unidades de Polícia Ambiental atuam na fiscalização, combate aos crimes contra a natura, na preservação da flora, proteção da fauna, prevenção à poluição e na repressão à pesca ilegal, entre outras ações.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo sua participação e opinião !