domingo, 16 de novembro de 2014

Época é de defeso na água doce

Começou a fase de reprodução dos peixes de água doce, período em que fica proibida a pesca com redes e tarrafas, só podendo ser feita com vara e anzol. Nesta época ocorre o período de defeso, que foi iniciado no dia 1º e prossegue até o final de fevereiro.
De acordo com o comandante do Grupamento Ambiental (GAM), Sávio Tatagiba, é importante que a população se conscientize e respeite o período de reprodução dos peixes. Nesta época, o risco é que filhotes ou adultos em desova sejam pescados.
— Preservando a pesca nesse momento, fica a garantia de uma pesca tranquila durante todo ano, o que beneficia a todos — disse o comandante.
Sávio ressalta, ainda, sobre a fiscalização que acontece para evitar a pesca proibida durante o defeso.
— A fiscalização acontece periodicamente e, nos finais de semana, ela é intensificada. Seguimos um cronograma no qual percorremos diversos locais em busca de materiais inapropriados, que as pessoas estejam utilizando para a pesca neste período. Durante a fiscalização já foi apreendido mais de 1km de rede, seis tarrafas e 18 gaiolas de pescas de lagostas. De acordo com a lei 9.605/98 Art.34, caso a pessoa seja pega em flagrante pode se detida e levada à delegacia — informou Tatagiba.


A.N.
Foto: Divulgação 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo sua participação e opinião !