sábado, 8 de novembro de 2014

Cientistas tentam desvendar qual o inseto mais rápido do mundo

Cientistas tentam desvendar qual o inseto mais rápido do mundo

Comparações ao longo dos últimos anos mostram os verdadeiros recordistas do mundo animal

POR 



Merritt, que atuava na Universidade da Flórida, começou a vasculhar bancos de dados e consultorias para elaborar uma lista de candidatos. Ele decidiu que os participantes aceitos deveriam ser cronometrados pelo menos cinco vezes e os resultados teriam que ter sido publicados numa revista científica. Uma lagarta da traça de tigre (
Apantesis vittata), cujo recorde havia sido cruzar uma mesa na velocidade de cinco quilômetros por hora, foi descartada.
Outros três candidatos tiveram melhores recordes. Em 1991, dois cientistas da Universidade da Califórnia, em Berkeley, usaram uma placa sensível à pressão e câmeras de alta velocidade para acompanhar oito baratas americanas (Periplaneta americana). Elas podem voar, mas raramente se preocupam em andar mais rápido quando precisam utilizar as patas traseiras. Nos testes, percorreram 1,5 metro em um segundo, alcançando uma velocidade de 5,5 quilômetros por a hora.
No entanto, em 1996, cientistas da Holanda haviam testado duas espécies de besouro-tigre australiano, Cicindela eburneola eCicindela hudsoni. Ambos têm asas "vestigiais", com as quais não podem voar. A cronometragem mostrou que eles podem atingir 6,8 quilômetros por hora e 9 quilômetros por hora, respectivamente. Com isso, a segunda espécie ficaria com o título da "competição".
PUBLICIDADE
Por outro lado, numa competição de velocidade em função do tamanho, é a outra espécie que lidera a disputa. A menor,Cicindela eburneola, pode viajar 171 comprimentos de seu corpo por segundo, bem à frente de Cicindela hudsoni, que faz 120 comprimentos do corpo por segundo. A barata fica com 50 vezes seu tamanho por segundo.
Para se ter uma ideia da expressividade desses números, o seres humanos ficariam para trás, caso entrassem na disputa. Usain Bolt, recordista mundial nos cem metros, alcançou a velocidade de 44,2 quilômetros por hora. Mas, com uma altura de 1,96 metros, ele corre 6 vezes o seu tamanho por segundo. Lembra da chita? A marca dela é de 16 vezes o seu tamanho por segundo.
Para encontrar um verdadeiro campeão da corrida, no entanto, é preciso ir além do mundo dos insetos. No início deste ano, um Macropalpis paratarsotomus, um ácaro do sul da Califórnia, percorreu 0,225 metros por segundo. Isto pode parecer lento, mas como ele tem um comprimento de corpo de 0,7 milímetros, isso equivale à extraordinária marca de 322 vezes o tamanho de seu corpo por segundo.


Read more: http://oglobo.globo.com/sociedade/ciencia/cientistas-tentam-desvendar-qual-inseto-mais-rapido-do-mundo-14374348#ixzz3HXXDucrA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo sua participação e opinião !