domingo, 16 de novembro de 2014

Alckmin recorre ao governo federal para discutir investimentos em água

Governador quer ajuda para obras para minimizar crise hídrica no estado de São Paulo

POR 


Alckmin em Brasília: governador cogita pela primeira vez um pedido de ajuda ao governo federal - Jorge William / Agência O Globo
PUBLICIDADE
SÃO PAULO - O governador reeleito de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSBD), vai até Brasília na próxima segunda-feira para discutir com a presidente Dilma Rousseff (PT) a crise hídrica em São Paulo. Investimento em linhas da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) também está na pauta.
Alckmin vai pedir ajuda do governo federal para executar obras para tentar conter a crise de abastecimento de água no estado de São Paulo. Entre elas, a construção de uma Estação de Produção de Água de Reuso (EPAR), na Zona Sul de São Paulo, para gerar dois metros cúbicos de água por segundo no abastecimento da represa de Guarapiranga.
Outro projeto é a transposição de 5 mil litros por segundo da bacia do Paraíba do Sul para o Sistema Cantareira. O governador afirmou que está interligando os sistemas de abastecimento da Região Metropolitana de São Paulo para diminuir pela metade a dependência do Cantareira. Segundo o governador, antes da crise, o sistema liberava 33 mil litros por segundo de água para o abastecimento e hoje são 19 mil.
- Nós temos um conjunto de obras e a participação do governo federal é importante. Ou pela OGU, dinheiro do Orçamento, ou por financiamento que também ajuda e é bom - afirmou o governador durante uma campanha de vacinação contra sarampo e poliomelite na Zona Oeste da capital paulista.
As chuvas que caem sobre São Paulo não evitaram a queda no volume dos reservatórios. O nível do sistema Cantareira diminuiu neste sábado, atingindo 11,5%, de sua capacidade. Ontem, o nível era de 11,6%.
Sobre mobilidade urbana, Alckmin afirmou os convênios já estão assinados e os recursos serão liberados. Parte será usado para a construção da Linha 13-Jade e outra para a linha que vai ligar São Paulo ao Aeroporto Internacional de Cumbica, em Guarulhos. A obra, que prevista para 2014, só deverá ser entregue em 2016.
Após a reunião com a presidente, o governador viaja para Nova York onde assinará um financiamento de R$ 770 milhões para investir em rodovias. Entre elas, a requalificação da Rodovia Rio-Santos (SP-055).


Read more: http://oglobo.globo.com/brasil/alckmin-recorre-ao-governo-federal-para-discutir-investimentos-em-agua-14509708#ixzz3IyTSfAYY

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo sua participação e opinião !