quarta-feira, 22 de outubro de 2014

Mais de mil voluntários participam da 12ª edição do programa Pampulha Viva

Mais de mil voluntários participam da 12ª edição do programa Pampulha Viva
Publicado em 06/10/2014 14:32:55


foto Jamir Nunes

Em comemoração ao Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias, o programa Pampulha Viva reuniu, em sua 12ª edição, mais de mil voluntários, que se espalharam por 14 pontos ao longo da orla da Lagoa da Pampulha para coleta simbólica de lixo e resíduos. O evento, coordenado pelos núcleos Manuelzão, Cascatinha, Brejinho e Engenho Nogueira, teve o apoio da Prefeitura de Belo Horizonte, além de outras empresas parceiras.

Por se tratar de uma ação de responsabilidade social, mobilização e educação ambiental na bacia hidrográfica da Pampulha, estudantes de escolas municipais de Contagem e de Belo Horizonte fizeram a coleta de resíduos em 14 pontos da orla previamente definidos. Munidos de luvas e sacos plásticos, os estudantes foram auxiliados por uma equipe de 48 garis, responsáveis por coletar os resíduos cortantes, pesados e volumosos. A Gerência de Limpeza Urbana da Regional Pampulha ficou responsável pela pesagem do lixo e destinação dos resíduos ensacados para serem reciclados. Além da coleta, outras atividades foram programadas para entreter o público. A Superintendência de Limpeza Urbana promoveu a oficina de garrafas pet para hortas suspensas. O Centro de Educação Ambiental/Propam trabalhou a oficina de bilboquê, feita com garrafas pet.

Os resíduos mais encontrados foram coco verde, garrafas pet, sacolas plásticas, garrafas de vidro e embalagens de alimentos, um total de 370 quilos. Gerente de Varrição e Serviços Complementares Pampulha, Jamir Nunes Coelho destacou a responsabilidade de todos na preservação do ambiente. "É necessário despertar tanto população quanto poder público sobre a importância de manter nossos recursos hídricos livres de poluição. É dever e obrigação de cada cidadão proteger o meio ambiente. Cada um pode fazer sua parte. Não jogar lixo na rua e nos cursos d'água contribui para preservar a lagoa", disse.

O Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias foi criado pela fundação australiana Clean Up the World, em parceria com o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente. De acordo com Nirma Damas, membro do Núcleo Integrado Cascatinha, Brejinho e Engenho Nogueira, a iniciativa é importante para que as pessoas observem a grande quantidade de lixo que é jogada não apenas ao redor da lagoa, mas também pelas ruas da cidade, causando entupimento dos bueiros e, consequentemente, inundações. “A intenção é contribuir para sensibilizar e incentivar a população para que não haja despejo de resíduos fora das lixeiras, reforçando que um ambiente melhor depende, principalmente, de atitudes individuais”, comentou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo sua participação e opinião !