quinta-feira, 30 de outubro de 2014

Livro Vermelho da Flora do Brasil ganha o Prêmio Jabuti 2014

Paulo de Araújo/MMA
Bromélias: espécie ameaçada
Trabalho científico coordenado por dois pesquisadores aponta espécies ameaçadas de extinção

Por: Luciene de Assis - Edição: Marco Moreira

Plantas da família das bromélias estão criticamente em perigo, seguidas das orquídeas, girassóis e margaridas que, ao lado de outras 4.613 espécies da flora brasileira, estão ameaçadas de desaparecer. Essas informações são a base do Livro Vermelho da Flora do Brasil, que acaba de ganhar o Prêmio Jabuti 2014 na categoria “Ciências Naturais”, com cerimônia de entrega marcada para 18 de novembro, em São Paulo.

Com o apoio do Ministério do Meio Ambiente (MMA), a publicação foi organizada pelos pesquisadores Gustavo Martinelli e Miguel Ávila Moraes, que coordenaram uma rede de mais de 200 especialistas, durante dois anos de trabalho contínuo até a finalização da obra. Publicado em dezembro de 2013, o livro de 1.102 páginas venceu o desafio de retratar a parte ameaçada da biodiversidade da flora nativa em risco de extinção, exibindo um miolo com qualidade de textos e fotos exuberantes.

RECONHECIMENTO

Para o coordenador geral do Centro Nacional de Conservação da Flora (CNCFlora), instituição ligada ao Jardim Botânico do Rio de Janeiro, Gustavo Martinelli, o reconhecimento do Livro Vermelho da Flora do Brasil como a mais importante obra na categoria Ciências Naturais atesta sua importância para a conservação da flora brasileira. Martinelli, um dos organizadores do livro, acredita que a publicação municiará os tomadores de decisão com informações científicas capazes de nortear as prioridades para a conservação de plantas. “Ou mesmo direcionar pesquisas científicas que preencham lacunas de conhecimento sobre determinados grupos taxonômicos (ciência que classifica os seres vivos).”

Há 56 anos, a premiação é conferida pela Câmara Brasileira do Livro (CBL), que seleciona os três melhores representantes de 27 categorias. A flora brasileira está calculada em 43.738 espécies e o Livro Vermelho reúne avaliações científicas sobre o risco de extinção de espécies da flora brasileira e representa uma contribuição da comunidade científica para atualizar a Lista Oficial de Espécies da Flora Brasileira Ameaçadas de Extinção, a cargo do MMA.
Assessoria de Comunicação - (61) 2028-1227

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo sua participação e opinião !