sábado, 20 de setembro de 2014

Indaiatuba espera aval para usar água do Rio Jundiaí e evitar racionamento

Publicado por http://www.agsolve.com.br/
Publicidade  
 Prefeitura enviou relatório ao estado para demonstrar qualidade do recurso. Se aprovada, ação irá representar até 15% do abastecimento da cidade
Indaiatuba (SP) espera aval do governo do estado de São Paulo para iniciar a captação de água em um trecho do Rio Jundiaí e, com isso, descartar a hipótese de racionamento durante a crise hídrica. De acordo com o Serviço Autônomo de Água e Esgotos (Saae), a expectativa é de que o recurso esteja disponível em quatro semanas e possa abastecer até 15% da cidade. A liberação, contudo, depende de outorga do Departamento de Águas e Energia Elétrica (Daee), além da avaliação de projeto pelo Conselho Estadual de Recursos Hídricos.

O Rio Jundiaí já fez parte da rede de abastecimento do município, mas a captação foi suspensa em 2004 por causa da poluição. À época, a água apresentava classificação nível 4, o máximo na tabela de poluentes apesar de tratamento, e era considerada imprópria para consumo. O plano do município, após reavaliação da qualidade, é captar o recurso disponível em 22 quilômetros do rio localizados entre Indaiatuba e Itupeva (SP). Nesta área, a classificação está em nível 3.
Avaliação do consumo
De acordo com a Saae, o relatório sobre o controle da qualidade da água que o município enviou ao governo do estado já foi aprovado pelo Comitê das Bacias Hidrográficas dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí (PCJ).
"Hoje a gente tem 4,5 de oxigênio dissolvido. O limite é 4, logo, estamos acima. E temos 7,2 de PH, o que significa que a água é própria para tratamento", explicou o técnico de controle de qualidade do Saae Herik Fernando da Costa.
Os moradores aprovam a alternativa para garantir abastecimento do município, entretanto, demonstram apreensão com a qualidade da água do rio que é considerado o mais poluído das bacias PCJ. O superintendente do Saae, Nilson Gaspar, garante que não há riscos para os consumidores e considera que o início da captação para a cidade irá garantir tranquilidade, uma vez que a atual reserva disponível ao município corresponde a 30 dias caso não haja chuvas.
"Traria reforço e tranquilidade no período de escassez hídrica. Se continuar esta estiagem mais prolongada até o final do ano, descarta-se o racionamento em Indaiatuba", frisou. Para usar a água do Rio Jundiaí, a Prefeitura prevê reativação da estrutura de tubulação subterrânea.
Indaiatuba espera aval para usar água do Rio Jundiaí e evitar racionamento (Foto: Reprodução / EPTV)
Indaiatuba espera aval para usar água do Rio Jundiaí e evitar racionamento (Foto: Reprodução / EPTV)
Fonte: G1 Campinas e Região

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo sua participação e opinião !