segunda-feira, 29 de setembro de 2014

Especialista da UFF em geofísica marinha sustenta que obstrução da passagem da areia pelo terminal do porto gera erosão na Praia do Açu

O blog observando as postagens no perfil do professor Aristides Soffiati no Facebook viu suas afirmações sobre o problema da erosão na Praia do Açu e identificou que o mesmo atribui ao professor Eduardo Bulhões da UFF, a interpretação de que "o avanço do mar nesta época do ano é comum, mas a significativa perda da faixa de areia da praia – cerca de quinze metros nos últimos quatro anos – é preocupante. Existem duas correntes marinhas: a Norte, que retira a areia da praia e transporta para o mar; e a Sul, que repõe a areia para a praia".

"No parecer técnico de Eduardo Bulhões, o geógrafo afirma que para a instalação do estaleiro no Complexo Portuário do Açu, foram construídos dois espigões de pedra, um em cada margem do canal. Esse procedimento foi feito porque as correntes na região são fortes e, se não houver proteção, a areia poderia invadir o estaleiro. Os espigões obstruem a passagem da areia para o Sul e para o Norte. De acordo com o parecer técnico, o espigão do Sul segura a areia que sai do Açu em direção ao mar; já o espigão do Norte, impede o retorno da areia para a praia. Isso faz com que a praia perca areia e o mar avance com facilidade. “A ligação entre o estaleiro e o avanço do mar é nítida. O fenômeno aconteceu de forma semelhante no Canal das Flechas com a instalação do Complexo de Barra no Furado: em Quissamã a faixa de areia aumentou e, em Campos, a praia foi erodida. Portanto, a erosão da praia do Açu já estava prevista".

A posição consolida a tese sobre o problema da erosão na Praia do Açu que comentamos aqui em nota postada neste espaço hoje pela manhã. 

O professor Eduardo Manuel Rosa Bulhoes é especialista na questão. Ele é graduado e possui mestrado em Geografia pela UFRJ (2003 e 2006) e doutorado em Geologia e Geofísica Marinha pela UFF (2011).

Atualmente, ele é professor Adjunto II da Universidade Federal Fluminense e Coordenador do Curso de Graduação em Geografia. Tem experiência na área de Geociências, com ênfase em Geomorfologia Costeira e Submarina e Geologia Marinha, atuando principalmente nos seguintes temas: geomorfologia costeira, processos litorâneos, impactos de tempestades na zona costeira, mapeamento costeiro e morfodinâmica de praias.

O Ministério Público Federal está analisando o relatório de seus técnicos e de especialista e deverá arguir judicialmente providências da empresa Prumo Logística Global S.A. sobre os problemas. A comunidade da Praia de Barra do Açu deseja que além de um acompanhamento e monitoramento, sejam providenciadas ações de reparação e mitigação do problema.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo sua participação e opinião !