quinta-feira, 11 de setembro de 2014

Declaração de Lima pede reconhecimento do papel vital da Amazônia para o clima

Declaração de Lima pede reconhecimento do papel vital da Amazônia para o clima

Suzana Camargo - Planeta Sustentável - 08/2014

Alexander Torrenegra/Creative Commons

Também conhecida como Pan-Amazônia, a região do continente sulamericano que engloba parte dos territórios de nove países - entre eles o Brasil, é uma das maiores reservas naturais e de biodiversidade da Terra.

Nela se encontram mais de 40% das florestas tropicais úmidas remanescentes no planeta e milhares de espécies da fauna e flora ainda desconhecidas. Nada menos que 350 grupos indígenas vivem na Amazônia, 60 deles em isolamento voluntário.

Dada à importância deste gigantesco e fundamental bioma, representantes de entidades públicas e privadas, organizações não governamentais e movimentos sociais e indígenas assinaram a Declaração de Lima ou Chamado da Pan-Amazônia, na capital do Peru, em 07/08. Foram mais de 200 pessoas reunidas durante o 3º Encontro Pan-Amazônico.

O documento conclama governos a reconhecer o papel vital da região para regular o clima e garantir a segurança climática para a humanidade e pede atenção especial ao tema durante a 20ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP20), que será realizada em Lima, no início de dezembro.

Entre as recomendações da declaração estão a valorização da Amazônia e a"urgência em proteger florestas, rios e serviços prestados pelos seus ecossistemas prestam às sociedades para fazer frente às mudanças climáticas". 

A intenção é que seja feito um esforço internacional integrado. Em breve o documento será entregue a representantes da França, sede da COP-21 em 2015, bancos, empresas, Organização do Tratado de Cooperação Amazônica (OTCA), entre outros atores importantes.

Durante o encontro em Lima, o cientista brasileiro Antonio Nobre, do Instituto Nacional de Pesquisa da Amazônia (INPA), apresentou o estudo "O Futuro Climático da Amazônia". Nele, o pesquisador explica o papel fundamental da região para estabilizar o clima regional e global, manter o ar úmido na América do Sul, além da responsabilidade em influenciar a produção de chuvas no continente

.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo sua participação e opinião !