sábado, 23 de agosto de 2014

São Luiz do Paraitinga recebe projeto pioneiro em energia sustentável

São Luiz do Paraitinga recebe projeto pioneiro em energia sustentável

Iniciativa instalará medidores inteligentes em todas as casas do município. 
Projeto também prevê ônibus e bicicletas elétricas até o fim do ano.

Daniel CorráDo G1 Vale do Paraíba e Região
São Luiz do Paraintiga recebe projeto pioneiro em energia sustentável (Foto: Divulgação/Elektro)Projeto de energia sustentável foi lançado nesta quinta-feira (14) na cidade (Foto: Divulgação/Elektro)
O cenário histórico de São Luiz do Paraitinga, no interior de São Paulo, ganhará caraterísticas modernas. A partir deste mês, a cidade começa a trabalhar em um projeto pioneiro de energia sustentável, que instalará painéis solares em prédios públicos e medidores inteligentes em todas as casas do município.

O lançamento do programa aconteceu nesta quinta-feira (14) e é uma parceria entre a prefeitura e a concessionária de energia Elektro. Até o final dos trabalhos, em dezembro deste ano, a cidade também deve receber ônibus e bicicletas elétricas para a população. O custo total do projeto é de R$ 18 milhões.

Ao todo, cerca de seis mil casas da cidade, que possui pouco mais de 10 mil habitantes, receberão novos medidores para auxiliar no gerenciamento de consumo de cada cliente. Pela internet, o consumidor poderá ter controle dos gastos, acompanhando diariamente o consumo registrado pelos medidores. Desta forma, será possível evitar gastos excessivos.
Os aparelhos começarão a ser instalados a partir do dia 15 de setembro e também devem contribuir na identificação de problemas no fornecimento de energia pela concessionária.

“Queremos que a população comece a entender e gerenciar melhor seu consumo. Com esse projeto, a cidade poderá economizar até 60% de energia”, afirmou o gerente de medição de energia da Elektro, Luiz Flávio Xavier de Sá.

Além dos medidores, pelo menos quatro prédios públicos, entre eles uma escola, um asilo, o fórum e uma unidade de atendimento social, já estão sendo planejados para receber painéis solares para geração de energia. Lâmpadas de LED também serão aplicadas à iluminação pública. Segundo a companhia, além de terem melhor iluminação, as luminárias tem consumo 50% menor do que as convencionais.
Ele disse que iniciativa também pode atrair visitantes interessados em conhecer o projeto, pelo seu viés sustentável. “Vemos essa crise com a falta de água e outros recursos hídricos, e com esse projeto poderemos conscientizar as pessoas sobre o uso de energia”, afirmou.
Uso consciente
Segundo o prefeito Alex Torres (PR), a prefeitura realizará ações nas escolas e com a população, na tentativa de conscientizar o uso racional de energia.
Projeto piloto
De acordo com Luiz Flávio, o projeto piloto é o único da concessionária com estas características no país e apenas oito cidades do Brasil possuem programas parecidos de cidade inteligente. Após implantação da iniciativa em São Luiz, o objetivo da empresa é replicá-la a outros municípios brasileiros.

“Escolhemos São Luiz por ser uma cidade pequena e com um ambiente favorável a aplicação. Acompanhamos de perto a enchente há cinco anos e não queremos mudar a característica da cidade, mas sim dar uma oportunidade diferente para tirar proveito de uma nova tecnologia”, disse o gerente.

No final do ano, o município também deverá receber um ônibus elétrico voltado para o turismo. Segundo a concessionária, o veículo pode ser carregado de maneira fácil e rápida após se conectar a energia no próprio ponto. Sete bicicletas elétricas e três tricícolos também serão disponibilizadas para locação. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo sua participação e opinião !