sábado, 2 de agosto de 2014

Noruega deve comprar 21 milhões de reduções de emissão por €48 milhões


Noruega deve comprar 21 milhões de reduções de emissão por €48 milhões

08/07/2014   -   Autor: Marcelo Teixeira   -   Fonte: Reuters


A Noruega comprará 21 milhões de reduções certificadas de emissão (RCEs) da ONU por um preço médio de 2,28 euros cada, disse a instituição financeira responsável pelo acordo na segunda-feira.
A Corporação Nórdica para o Financiamento Ambiental (NEFCO) afirmou em um boletim que está fechando o primeiro contato com a NorCaP (Norwegian Carbon Procurement Facility), que compra créditos de carbono acima dos preços de mercado para dar auxílio a projetos com risco de colapso.
Iniciativas de queima de gás de aterros sanitários na América Latina e projetos que destroem o óxido nitroso (N2O) resultante da produção de ácido nítrico dominam o portfólio, declarou a NEFCO.
“A gestão de resíduos é uma contribuinte cada vez maior para a quantidade crescente de emissões nocivas de GEEs nas cidades da América Latina e o MDL se mostrou ser o instrumento político climático mais eficaz para financiar a mitigação de emissões de metano”, observou Ash Sharma, diretor de Financiamento e Fundos de Carbono da NEFCO.
Muitos países em desenvolvimento criaram projetos sob o Mecanismo de Desenvolvimento Limpo (MDL) da ONU para coletar e destruir metano, um potente gás do efeito estufa, de aterros sanitários.
E muitos desses projetos dependem da venda de reduções de emissões para financiar suas atividades.
Entre os projetos escolhidos pela Noruega estão os aterros de Manaus e Aurá, no Norte, e o aterro Doña Juana, em Bogotá, Colômbia.
Esses três projetos sozinhos devem ser responsáveis por 7,8 milhões de reduções certificadas de emissão, do total de 21 milhões que a NEFCO está comprando.
“Estamos satisfeitos que as primeiras compras da NorCaP possam manter a capacidade de continuar a mitigar as mudanças climáticas”, comentou Sharma.
O programa norueguês de compra é uma oportunidade extremamente favorável na atual situação do mercado de carbono, e recebeu propostas capazes de entregar sete vezes a quantidade inicial a ser comprada.
Um excesso de créditos e uma demanda fraca colocaram os preços das reduções certificadas de emissões em baixas históricas, abaixo dos 20 centavos de euro cada para as entregas em dezembro.
Para efeito de comparação, esses créditos eram comercializados a mais de 20 euros cada há seis anos.
A NEFCO informou que uma segunda proposta seria lançada provavelmente em setembro. Esses créditos comprados pela Noruega serão usados para ajudar o país a atingir suas metas de reduzir as emissões sob o Protocolo de Quioto.
Tradução Jéssica Lipinski

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo sua participação e opinião !