terça-feira, 12 de agosto de 2014


Chuvisco na disputa

Natália Moraes
Foto: Rodrigo Silveira
Doces não faltam nas mesas dos campistas. A cidade tem sua culinária reconhecida nacionalmente através do chuvisco e da goiabada cascão. Quem visita a cidade, carrega tanto na lembrança, quanto nas malas, um pedacinho da nossa região. O tradicional chuvisco é feito à base de ovo e pode ser encontrado cristalizado ou em calda. O nosso “pingo de ouro” (chuvisco, também assim chamado) não foi criado em Campos: é um doce da culinária portuguesa e foi trazido pela Família Real Portuguesa. E, há quem diga, que era o doce preferido de D. Pedro I. Já a tradicional goiabada cascão é feita em um tacho e o forno à lenha, o que garante o ponto certo. Ambos os doces dispensam o uso de aditivos industrializados como corantes e conservantes.
Nossas iguarias caíram tanto no gosto popular e fazem tanto sucesso, que, pela segunda vez consecutiva, participam do projeto “Maravilhas Gastronômicas do Estado do Rio”, como pré-finalistas na categoria, “Doce e Compotas”. Como no ano passado, haverá votação livre na internet para eleição dos vencedores de cada categoria através do site www.projetomaravilhas.com.br. Os interessados em votar nos doces campistas deverão acessar a categoria e clicar quantas vezes quiser. A votação vai começou na sexta-feira (1º). A votação pela internet segue até o dia 30 de outubro.
Essa é a segunda edição do prêmio “Maravilhas Gastronômicas” do Estado do Rio de Janeiro apresenta este ano, em dez categorias, saberes e sabores que estão intimamente ligadas à formação econômica, social e cultural do Estado: Da Água, Cachaças, Cafés, Cervejas, Conservas e Patê, Doces e Compotas, Laticínios, Mel, Queijos e Da Terra. O Maravilhas RJ é idealizado pelo jornalista Chico Junior, escritor, pesquisador da gastronomia brasileira e autor dos livros “Roteiros do Sabor Brasileiro” e “Roteiros do Sabor do Estado do Rio de Janeiro”. Outras iguarias da região também estão participando, como o Pastel de Nata, de Quissamã que concorre também na categoria “Doces e Compotas”. Duas Cachaças também estão concorrendo, a “São Miguel”, também de Quissamã e a “Chico Tobias”, de Conceição de Macabu.
Idealizado pelo escritor Chico Junior, autor dos livros “Roteiros do Sabor Brasileiro” e “Roteiros do Sabor do Estado do Rio de Janeiro” o projeto “Maravilhas Gastronômicas”, este ano, foi acrescido em mais três categorias, somando o total de 10. São elas: café, cerveja, laticínios, mel, queijos, alimentos da terra e da água entre outros. Outra novidade serão os prêmios especiais de “Produtor do Ano”, “Instituição do Ano” e “Personalidade do Ano”.
O objetivo do projeto é valorizar alimentos e produtos tradicionalmente cultivados e produzidos no Estado. Busca-se, dessa forma, desenvolver a cultura do gosto regional e reconhecer o território fluminense como lugar de produção, de memória e conhecimento ao revelar esses tesouros culinários. Uma das novidades deste ano é a participação de um time com 39 colaboradores/consultores, especialistas na área de gastronomia e que já atuam na divulgação e valorização de nossos alimentos e produtos regionais. O grupo irá colaborar com a Comissão Organizadora do prêmio na avaliação e indicação de candidatos.
FONTE FOLHA DA MANHA ONLINE    09/08/2014 14:58

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo sua participação e opinião !