terça-feira, 22 de julho de 2014

Uma cidade que se enterrou

Uma cidade que se enterrou

Coober Pedy, no sul da Austrália, é a capital mundial da opala. Para fugir do calor do deserto, seus cidadãos decidiram construir casas e lojas sob a terra, aproveitando a infraestrutura da mineração. O lugar virou destino turístico

/07/2014 
Kindle
Share
Coober Pedy - a cidade que se enterrou (Foto: Miachael Hopkinsii/ Reprodução Flickr)
Coober Pedy é uma cidade australiana perdida no meio do nada. Construída em um deserto no sul da Austrália, ganhou fama em todo o mundo como a principal produtora de opalas. Desde sua fundação em 1915, Coober Pedy fornece as melhores opalas do planeta. Foi pela exploração da pedra que a cidade cresceu – mas não muito. Tem meros 3500 habitantes, aproximadamente. Tem de conviver, no entanto, com um obstáculo que dificulta sua prosperidade – pouca gente quer viver sob o calor inclemente do deserto. São 51 °C à sombra.

Para fugir ao sol, e às contas de ar-condicionado exorbitantes, seus habitantes desenvolveram uma estratégia engenhosa. Aproveitando túneis e cavernas cavadas pela mineração, levaram casas, hotéis e restaurantes para baixo da terra. Coober Pedy é uma cidade onde o agito acontece sob o chão.
Lá, uma residência típica está enterrada entre 2 e 6 metros de profundidade. Algumas são simplesmente escavadas na rocha, ao nível do solo. Banheiros e cozinhas ficam acima do solo, para facilitar o escoamento sanitário e o abastecimento de água. Se quiser ampliar a casa, basta escavar. Um puxadinho, inclusive, pode se tornar um bom negócio – com um solo rico em minério, há sempre chances de esbarrar em uma mina de opalas durante a reforma.
Coober Pedy começou a atrair curiosos por volta da década de 1980, quando foi construído o primeiro hotel subterrâneo. Basta circular pelo Flickr para encontrar diversas fotos tiradas por turistas encantados com a inusitada cidade. Além de casas e hotéis, há bares e igrejas para visitar.
RC

Hotéis e restaurantes foram parar debaixo da terra (Foto: Smart Encyclopedia/ Flickr)
As  entradas escavadas na rocha (Foto: Werner Bayer/ Reprodução Flickr)
Coober Pedy - a cidade que se enterrou (Foto: DuReMi/ Reprodução Flickr)
Os corredores do Lookout Cave Hotel, um dos hotéis subterrâneos da cidade (Foto: Albert Lausas/ Reprodução Flickr)
A cidade que se enterrou (Foto: Smart Encyclopedia/ Reprodução Flickr)
Mesmo as igrejas estão embaixo da terra (Foto: Werner Bayer/ Reprodução Flickr)
As chaminés que levam ar aos muitos túneis subterrâneos que ligam a cidade (Foto: Nicholas Jones/ Reprodução Flickr)
Coober Pedy - a cidade que se enterrou (Foto: Miachael Hopkinsii/ Reprodução Flickr)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo sua participação e opinião !