domingo, 13 de julho de 2014

Relatório anual do PNUMA está disponível nos seis idiomas oficiais da ONU
20 de junho de 2014
por www.pnuma.org.br
 
Annual Report

Publicação pode ser acessada online e por aplicativos móveis

Nairóbi, 20 de junho de 2014 - O Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) lança seu Relatório Anual de 2013 nas seis línguas oficiais da ONU. O relatório centra-se sobre as realizações do PNUMA em áreas-chave de foco: substâncias nocivas e resíduos perigosos; mudanças climáticas; manejo de ecossistemas; governança ambiental; desastres e conflitos; eficiência dos recursos e consumo e produção sustentáveis.

Segundo o subsecretário-General das Nações Unidas e diretor executivo do PNUMA, Achim Steiner, ainda que haja muito a se fazer “estes esforços transformadores demonstram que atualmente há uma vontade clara de mudar a maneira como a humanidade maneja o meio ambiente, algo fomentado pelo PNUMA há várias décadas. Estas iniciativas demonstram que o mundo compreende que embarcamos numa viagem que requer o esforço de todos. Fica o convite para que todas as organizações interessadas se somem a nós para que avancemos mais rapidamente a um futuro realmente mais sustentável”.

Em “Substâncias nocivas e resíduos perigosos” o relatório destaca a aprovação da Convenção de Minamata sobre Mercúrio - um acordo global, juridicamente vinculante, para reduzir as emissões de mercúrio e a primeira nova convenção global sobre ambiente e saúde por quase uma década. Nesta temática, o relatório também aborda o trabalho do PNUMA na redução do teor de chumbo de combustíveis e pintura e no combate às substâncias que destroem o ozônio, como hidroclorofuorocarbonos e brometo de metilo.

Em “Mudanças Climáticas”, o relatório destaca os resultados do Emissions Gap Report 201 - que detalha a diferença entre as emissões globais atuais e a redução necessária para permanecer no caminho certo para atingir a meta de aquecimento global de 2ºC – e o Africa Adaptation Gap Report, que descreve os custos das medidas de adaptação no continente africano sob vários cenários de aquecimento global. Também enfoca a abertura do Climate Technology Centre and Network (CTCN) e a adopção da Redução das Emissões por Desmatamento e Degradação Florestal (REDD) em países em desenvolvimento, bem como o trabalho da organização em matéria de adaptação, energia e resiliência.

O relatório descreve o trabalho do PNUMA na área de “Manejo de ecossistemas”, em particular no que diz respeito ao capital natural, pagamentos por serviços ambientais e do ambiente marinho. Os esforços do PNUMA e parceiros em incorporar o valor da natureza em políticas econômicas e de desenvolvimento também estão em destaque. Ao longo do ano, a Plataforma intergovernamental científico-normativa sobre diversidade biológica e serviços dos ecossistemas (IPBES), apoiada pelo PNUMA e com 118 Estados membros, estabeleceu um ambicioso programa de trabalho de cinco anos. No âmbito do organismo, também foi acordado que fossem desenvolvidos um conjunto de avaliações rápidas sobre polinização e produção de alimentos, degradação da terra e espécies invasoras.

Em “Governança ambiental” o relatório inclui esforços de capacitação do PNUMA para melhorar a implementação dos Acordos Ambientais Multilaterais (MEI); a nova Poverty-Environment Initiative (PEI); e vários esforços de combate ao comércio ilegal de animais silvestres.

Também em 2013, o Conselho Administrativo do PNUMA se reuniu pela primeira vez sob a adesão universal, seguindo resolução da Assembleia Geral da ONU que pedia uma atualização significativa para a organização. Atividades para aproximar a ciência de políticos e do público em geral também são detalhados, incluindo o lançamento do UNEP Live, uma nova plataforma digital para coletar, processar e compartilhar o melhor da ciência e pesquisa ambiental do mundo.

Na área de “Eficiência de Recursos”, iniciativas de economia verde são apresentados no Relatório, incluindo a Parceria de Ação sobre a Economia Verde (PAGE), a Iniciativa UNEP FI, os Edifícios Sustentáveis ​​e a Iniciativa Climática.

O Relatório está disponível para visualização online no link: www.unep.org/annualreport/2013/. Também pode ser acessado através da Apple Store e da Play Store.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo sua participação e opinião !