quarta-feira, 2 de julho de 2014

Qual o tamanho do lixo da Copa?

Qual o tamanho do lixo da Copa?

Vanessa Barbosa - EXAME.com - 24/06/2014
paulisson miura/Creative Commons


Festas de rua com muita bandeirinha, fitas e serpentinas coloridas, comércio movimentado, bairros tomados por turistas de todo o mundo e, claro, sujeira multiplicada. Se não dá pra saber quem será o novo campeão do mundo, o aumento da geração de lixo é resultado previsível de um megaevento como a Copa do Mundo.

No Brasil, o Mundial deve gerar um volume adicional de cerca de 15 mil toneladas de resíduos sólidos urbanos durante todos os dias de evento. O lixo extra equivale ao total coletado em um único dia na cidade de São Paulo. A estimativa é da Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (Abrelpe).

Na conta entra a coleta da varredura urbana, incluindo o total gerado com o turismo, nos estádios e nas Fan Fests que acontecem nas cidades-sede do torneio. 

E o lixo gerado dentro dos estádios? A estimativa é de que 320 toneladas de lixo sólido sejam produzidos nos 64 jogos do Mundial nas arenas que receberão os jogos da competição.

Todo esse resíduo será coletado e encaminhado à reciclagem em cooperativas, parte de uma ação de gerenciamento da FIFA em parceria com a Coca-Cola. Ao todo, 840 catadores capacitados trabalham na coleta do lixo durante as partidas nos estádios.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo sua participação e opinião !