terça-feira, 29 de julho de 2014

PCS realiza curso de Gestão Pública Sustentável em Colatina

PCS realiza curso de Gestão Pública Sustentável em Colatina


Por Luana Copini, da Rede Nossa São Paulo (foto: Americo Sampaio)
O Programa Cidades Sustentáveis (PCS), em parceria com a Frente Nacional de Prefeitos (FNP), Fundação Alphaville, Associação Brasileira de Municípios e Associação dos Municípios do Estado do Espírito Santo – e com o apoio da Prefeitura Municipal de Colatina –, realiza o curso de Gestão Pública Sustentável.
A abertura aconteceu na manhã desta quinta-feira (17), no auditório da Diocese de Colatina, e a mesa foi composta por representantes da administração pública e parceiros do PCS, dentre eles, Leonardo Deptulski, prefeito de Colatina, Dalton Perim, prefeito de Venda Nova do Imigrante e presidente da Associação de Municípios do Estado do Espírito Santo, Romero Gobbo, prefeito de João Neiva, José Neto, prefeito de Baixo Guandu, Werle Carlos da Silva, representante da Fundação Alphaville, Dom Décio Sossai Zandonade, bispo emérito da Diocese de Colatina e Dom Joaquim Wladimir Lopes Dias, administrador apostólico da Diocese.
Colatina é signatária do programa desde 2013 e tem uma comissão formada para a elaboração do Plano de Metas – uma das propostas do PCS. Para Leonardo Deptulski, o curso, que será estendido até amanhã (18), é significativo para o avanço das ações previstas nos eixos do programa. “Além de sensibilizar outros municípios a aderir à Carta Compromisso, o curso nos orienta como trabalhar com os indicadores e, consequentemente, como realizar uma gestão apoiada na sustentabilidade”, destacou o prefeito.
O objetivo do curso é auxiliar os gestores públicos e técnicos das cidades signatárias a colocarem em prática a agenda de sustentabilidade prevista pelo Programa Cidades Sustentáveis, baseada nos 12 eixos: governança; bens naturais comuns; equidade, justiça social e cultura de paz; gestão local para a sustentabilidade; planejamento e desenho urbano; educação para a sustentabilidade e qualidade de vida; economia local dinâmica, criativa e sustentável; consumo responsável e opções de estilo de vida; melhor mobilidade, menos tráfego; ação local para a saúde; do local para o global; cultura para a sustentabilidade.
De acordo com Zuleica Goulart, coordenadora de mobilização do Programa Cidades Sustentáveis, “o pressuposto fundamental de uma gestão pública eficiente é a capacidade dos tomadores de decisões de avaliar adequadamente a realidade, contemplar as prioridades e necessidades da população, elaborar políticas públicas que atendam às variadas demandas da sociedade e propor planos de metas que permitam atingir estes objetivos”.
Durante o evento, a Associação dos Municípios do Estado do Espírito Santo (AMUNES) assinou o Protocolo de Intenções que prevê uma série de ações em prol do desenvolvimento sustentável das cidades brasileiras. O documento detalha que a parceria visa “promover a difusão e divulgação do Programa Cidades Sustentáveis junto aos vereadores, lideranças governamentais e partidos políticos”. Uma das diretrizes especificadas no documento prevê a articulação com as câmaras municipais para a aprovação do Plano de Metas nas cidades.
“Assinar o protocolo é pensar em um novo modelo alinhado às necessidades e à qualidade de vida das pessoas. Temos que pensar não apenas nas eleições, mas nos preocupar como as próximas gerações. O que temos visto no setor público são políticas imediatistas e pontuais, que não se preocupam com o futuro. O homem está caminhando para a sua autodestruição. Então, está na hora de pensarmos em longo prazo também”, afirmou Dalton Perim, presidente da AMUNES.
Dos 78 municípios do estado do Espírito Santo, 25 estão participando do curso, são eles: Vitória, Vila Velha, Colatina, Baixo Guandú, Marechal Floriano, Jaguaré, Marilândia, São Gabriel da Palha, Ibatiba, Aracruz, Cachoeiro do Itapemirim, São Roque do Canaã, Venda Nova do Imigrante, Santa Teresa, Afonso Claudio, Linhares, Laranja da Terra, Ibiaraçu, Marataízes, Presidente Kennedy, Pancas, Muniz Freire, João Neiva, Alto Rio Novo e Irupi.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo sua participação e opinião !