sexta-feira, 4 de julho de 2014

Nível do Paraíba preocupa produtores rurais

Nível do Paraíba preocupa produtores rurais

Jane Ribeiro
Foto: Valmir Oliveira
FONTE: FOLHA DA MANHA
Devido à seca que assola a região, o Rio Paraíba do Sul continua em situação crítica. Nessa terça-feira (24), segundo medição da Defesa Civil, o nível do rio estava em 4.98 metros, a menor dos últimos 30 anos. A falta de chuva tem preocupado autoridades e produtores rurais da Baixada Campista, que seguem contabilizando prejuízo com a falta de água nos canais para irrigar suas propriedades. Para tentar minimizar o problema, a Defesa Civil está realizando uma operação de adução de água do Paraíba pa-ra o canal Campos-Macaé, através de bombas montadas em uma balsa. A secretaria municipal de Agricultura também está utilizando bombas com o objetivo de fazer a adução das águas para a Baixada Campista e promovendo a limpeza de bebedouros dos animais.
De acordo com secretário de Defesa Civil, Henrique Oliveira, o Paraíba tem registrado as mais baixas cotas dos últimos 30 anos. “Diante da baixa cota do Paraíba, a irrigação não ocorre naturalmente, pela força da gravidade, sendo necessária a instalação de duas bombas helicoidal. Essas bombas elétricas funcionarão sobre uma balsa, que foi colocada ontem no rio Paraíba, nas proximidades do Cais da Lapa, e posteriormente serão descoladas para o canal que fica em frente à Ponte Leonel Brizola. O trabalho de deslocamento e instalação deverá se estender até o final desta semana”, explicou Oliveira.
Segundo ele, as duas bombas vão lançar 1,4 mil litros de água por segundo no Canal Campos-Macaé, facilitando a irrigação nas propriedades na Baixada.
Já a secretaria de Agricultura informou que está trabalhando em pelo menos três frentes para reduzir os efeitos da seca. De acordo com a secretaria, estão sendo utilizadas bombas com o objetivo de fazer a adução de água para a região da Baixada Campista e realizada a limpeza de bebedouros de animais. Outra iniciativa é o trabalho de remanejamento de areia para reabrir a entrada de água do rio Paraíba para o Canal Coqueiros. A máquina está no Paraíba na área da comunidade Tira Gosto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo sua participação e opinião !