quinta-feira, 10 de julho de 2014

Morador do DF produz energia em casa e vende parte à rede pública


Morador do DF produz energia em casa e vende parte à rede pública



Servidor público foi o 1º a instalar sistema bidirecional na capital federal.
Medida, regulamentada em 2012, permitiu a ele redução de 70% na conta.

Raquel MoraisDo G1 DF
675 comentários
O servidor público Carlos Eduardo Tiusso ostenta orgulhoso um "título" importante: ele é o primeiro morador de Brasília a adotar o sistema de medição bidirecional de energia domiciliar. Na prática, isso significa que Tiusso produz parte da energia que consome e o excedente ele vende à rede pública. No fim do mês, ele consegue um desconto de até 70% na conta de luz.
Painel solar instalado na casa do servidor público Carlos Eduardo Tiusso, em Brasília (Foto:  Carlos Eduardo Tiusso/Divulgação)Painel solar instalado na casa do servidor público Carlos Eduardo Tiusso, em Brasília (Foto: Carlos Eduardo Tiusso/Divulgação)
Nesses dias de intenso calor, momento em que a rede pública está mais saturada, fornecendo energia para todos aqueles que estão utilizando aparelhos de ar-condicionado, é exatamente o momento em que o sistema [instalado em casa] está gerando mais energia e a injetando na rede pública"
Carlos Eduardo Tiusso, que produz energia em casa e devolve à rede pública o excedente não consumido
Ainda pouco difundida, a proposta amplia os benefícios para quem usa alguma fonte geradora de energia em casa, como a solar, permitindo que o cliente tenha o controle do que produziu, não consumiu e forneceu à rede e, assim, tenha abatimento nas despesas.

A situação foi regulamentada pela Aneel em abril de 2012 e parte do pressuposto de que quem gera energia em casa compartilha o excedente com a rede pública. Os equipamentos instalados na casa do consumidor permitem medir a energia gerada pelas placas e a que ele entrega à rede de clientes da região. A diferença corresponde ao que ele usou.

Então, duas questões são analisadas: primeiro, a soma entre o que foi fornecido pela companhia energética para a casa e o quanto o cliente usou da energia gerada na própria residência; segundo, a quantidade de energia excedente que ele entregou à rede. Caso ele consuma mais energia do que produziu, paga a diferença. Se a produção for maior do que o consumo, ele fica com crédito para as contas futuras.
Painel solar instalado na casa do servidor público Carlos Eduardo Tiusso, em Brasília  (Foto: Carlos Eduardo Tiusso/Divulgação)Painel solar instalado na casa do servidor público
Carlos Eduardo Tiusso, em Brasília
(Foto: Carlos Eduardo Tiusso/Divulgação)
O servidor público mora em uma casa de 430 m² no Jardim Botânico. São quatro suítes, para dois adultos e duas crianças. A adesão ao sistema custou R$ 16,5 mil e levou sete meses para ser concluída. No período, Tiusso precisou levar certificados internacionais e outros documentos comprovando a eficiência do projeto. A expectativa é de que o investimento tenha retorno em oito anos e de que a vida útil do sistema seja de 30 anos.

De acordo com Tiusso, a adesão dele ao novo sistema ocorreu por três motivos: financeiros, ambientais e de eficiência energética. "Nesses dias de intenso calor, momento em que a rede pública está mais saturada, fornecendo energia para todos aqueles que estão utilizando aparelhos de ar-condicionado, é exatamente o momento em que o sistema [instalado em casa] está gerando mais energia e a injetando na rede pública", afirmou.

Segundo a Companhia Energética de Brasília, a Embaixada da Itália também aderiu ao novo sistema. Além disso, um morador do Lago Sul apresentou proposta recentemente para instalar os equipamentos na casa dele.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo sua participação e opinião !