quarta-feira, 23 de julho de 2014

Mais evidências mostram que técnica de exploração de gás causa terremotos

Mais evidências mostram que técnica de exploração de gás causa terremotosJosé Eduardo Mendonça - /06/2014

mais-evidencias-tecnica-exploracao-gas-terremoto
Novos estudos confirmam suspeitas dos danos do fraturamento hidráulico
Há anos cientistas sabem que o fraturamento hidráulico pode causar terremotos. Um estudo de 2010 feito pela Universidade Metodista do Sudoeste e da Universidade do Texas, nos EUA, descobriu que existe uma evidência “plausível” da ocorrência de terremotos na área de Dallas-Fort Worth causados pela técnica.
O fraturamento consiste na injeção de água e elementos químicos em alta pressão no subsolo para a extração de gás.
Nove estudos recentes confirmam esta suspeita. Alguns dos tremores são fortes o bastante para abalar casas e infraestrutura urbana. Isto inclui as mais recentes ocorrências na cidade de Azle, no Texas, onde uma equipe de pesquisadores se mobilizou para mensurar e localizar centenas de eventos locais.
O aumento também alarmou residentes de Reno, no estado de Nevada, onde o prefeito pede uma investigação de problemas ocorridos perto de áreas de exploração.
Depois que um terremoto de magnitude de 5.7 foi registrado no centro de Oklahoma há alguns anos, cientistas localizaram sua origem a menos de 250 metros de um ponto de injeção e determinaram que ela estava alterando a pressão sobre uma falha próxima. A principal investigadora do estudo, Katie Keranen, disse que o lugar da exploração nem precisa estar próximo da falha para afetar a atividade sísmica, uma vez que “a pressão pode viajar.”
As empresas de energia desmentem uma ligação direta entre fraturamento e tremores, afirmando não haver evidência suficiente, informa o USA Today.
Foto: danielfoster437/Creative Commons

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo sua participação e opinião !