sexta-feira, 18 de julho de 2014

Cerâmicas têm área para a Reserva Legal

Cerâmicas têm área para a Reserva Legal

O Instituto Estadual do Ambiente (Inea) cedeu uma área do Parque Estadual do Desengano, unidade de conservação ambiental, entre os municípios de Campos, Santa Maria Madalena, aos ceramistas de Campos, para cumprirem a exigência da Reserva Legal, imposta pelo Código Ambiental.  A indústria cerâmica  reclamava a dificuldade em conseguir áreas regulamentadas e cobertas de vegetação para cumprir com a obrigatoriedade da Reserva Legal.
Com o acordo, ficou definido que os ceramistas pagarão pela quantidade de hectares necessários do parque, como medida compensatória, devido aos impactos causados pela extração de argila nas terras arrendadas a terceiros. A lei exige que a área para a Reserva Legal corresponda a 20% do terreno impactado. Pelo acordo firmado, a área paga pelos ceramistas continuará de posse do Estado.
Segundo o presidente do Sindicato dos Ceramistas de Campos, Amaro da Conceição, o acordo foi conseguido depois de três reuniões com a presidente do Inea, Isaura Frage, e foi importante para o setor. “O resultado da reunião foi importantíssimo para nós. Estávamos na dependência da liberação dessas áreas para podermos fazer a Reserva Legal e, enfim, reiniciar o processo de licenciamento das cerâmicas. O acordo também gera mais investimentos em áreas verdes”, contou o presidente do sindicato, adiantando que a indústria também conseguiu renovar as licenças ambientais.
De acordo com Amaro da Conceição, o setor cerâmico de Campos é  formado por 120 indústrias, a  grande maioria localizada na Baixada Campista, e se tornou o maior polo gerador de empregos da região, com oito mil postos de trabalho diretos.
(A.N.)
FONTE:FOLHA DA MANHA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo sua participação e opinião !