quarta-feira, 30 de julho de 2014

Aparelhos eletrônicos desperdiçam U$ 80 bi em energia em 2013

Aparelhos eletrônicos desperdiçam U$ 80 bi em energia em 2013José Eduardo Mendonça 07/2014 

gasto-energia-2013
Problema está centrado no uso do modo “standby”
Cerca de U$ 80 bilhões foram desperdiçados em 2013 por aparelhos como modems, decodificadores de TV, impressoras e consoles de games, e isto poderá chegar a U$ 120 bilhões até o final da década, afirmou hoje a Agência Internacional de Energia (AIE).
A organização, baseada em Paris, diz, em novo relatório, que o problema está centrado na prática ineficiente de manter uma conexão de rede quando eles não estão em uso, o que é conhecido como “standby”, o que gasta quase tanta energia quanto durante sua utilização plena.
A AIE calcula que, em 2013, os 14 bilhões de aparelhos em rede consumiram cerca de 616 terawatts/hora (TWh) de eletricidade, a maioria disto em modo standby. Deste total, 400 TWh, o equivalente à eletricidade consumida no Reino Unido e na Inglaterra combinados anualmente, foi desperdiçada por conta de tecnologia ineficiente.
A agência nota que o uso de energia em data centers tem recebido adequadamente muita atenção e inovação, mas que a demanda de energia de dispositivos em rede deverá ter alta acentuada, com a tecnologia se espalhando por uma parte maior do mundo e a conectividade chegando a aparelhos anteriormente “burros”, como máquinas de lavar, geladeiras, centros de iluminação e termostatos.
Ironicamente, estes aparelhos podem estar conectados para reduzir as contas de eletricidade, ligando-os nas horas em que ela for mais barata.
O uso de utensílios em rede deve se expandir de cerca de 50 bilhões de unidades em 2020 para 100 bilhões na década seguinte, calculou a agência em 2012. A melhora em sua eficiência equivaleria a fechar 200 usinas de carvão de 500 megawatts cada, diz aBloomberg.
Foto: Ben Andreas Harding/Creative Commons

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo sua participação e opinião !