sábado, 26 de julho de 2014

ANA reduz temporariamente vazão de barragem no Rio Paraíba do Sul

ANA reduz temporariamente vazão de barragem no Rio Paraíba do Sul

Vazão da barragem de Santa Cecília, em Barra do Piraí, caiu para 165 m³/s.
Resolução publicada no Diário Oficial desta quinta vale até 15 de agosto.

Do G1, em São Paulo
Rio Paraíba do Sul (Foto: Reprodução /TV Rio Sul)Rio Paraíba do Sul abastece 15 milhões de pessoas (Foto: Reprodução /TV Rio Sul)
A Agência Nacional de Águas, a Ana, decidiu reduzir a vazão da barragem de Santa Cecília, em Barra do Piraí (RJ), que fica no Rio Paraíba do Sul, de 190 m³/s para 165 m³/s.
A medida vale até o dia 15 de agosto, segundo resolução publicada nesta quinta-feira (17) no Diário Oficial da União.
O objetivo é preservar os estoques de água disponíveis no reservatório equivalente da Bacia Hidrográfica do Paraíba do Sul, composto pelos reservatórios de Paraibuna, Santa Branca, Jaguari e Funil, e que se está em situação desfavorável devido à falta de chuvas.
A redução da vazão será acompanhada de avaliações periódicas dos impactos que a medida pode ocasionar em seus diversos usos.
O Rio Paraíba do Sul é formado pela união de dois rios que nascem em terras paulistas: os rios Paraíba (com nascente em Cunha) e Paraitinga (com nascente em Areias). A confluência desses dois cursos d'água e ocorre perto do município paulista de Paraibuna, que fica a cerca de 120 km da capital paulista.
De acordo com o Comitê para Integração da Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul, a água da bacia é usada sobretudo para abastecimento, irrigação e geração de energia hidroelétrica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo sua participação e opinião !