domingo, 15 de junho de 2014

Protestar também se aprende

Protestar também se aprende. Por Juliana Doretto

Na 'Visita de Domingo', Juliana torce para que as manifestações se traduzam num voto consciente e numa atitude cidadã de todos nós

DE LISBOA

Kindle
Share1

O Brasil somos nós. Atitudes valem mais que bordões vazios  (Foto: Freeimages.com)
Muitos voos chegaram ao mesmo tempo ao aeroporto internacional de Lisboa naquela madrugada. Isso, somado à escassez de profissionais usual nessa hora do dia, deu origem a uma longa fila de passageiros à espera de um carimbo no passaporte.
Foi quando um jovem brasileiro à minha frente soltou a frase:
- Só podia ser em Portugal.
Ao que um funcionário do aeroporto, que organizava a fila, respondeu:
- Só podia ser em Portugal o quê?
E o brasileiro fingiu não ser com ele. Coragem espantosa...
Nova cena: eu conversava com um estudante brasileiro que mora na França, à espera do ônibus que nos levaria ao embarque de um avião rumo ao Brasil.
- Não sei como você aguenta morar aqui (em Portugal). Nada funciona.
Uma afirmação vinda do alto da experiência de quem percorreu Lisboa por uns dias...
Como vê, caro leitor, a revolta que sentirá neste meu texto não veio à toa nem me atacou de uma hora para outra. Com a questão da Copa, temos falado do nosso complexo de vira-lata –ou de megalomaníaco, como Ruth de Aquino apontou na semana passada –, mas aqui em Portugal ficou claro que essa possível característica nossa tem endereço certo.
(Apesar de que, se esses meus amigos aí de cima tivessem antepassados portugueses, talvez não hesitassem em emitir um passaporte luso, para pegar a fila menor.)
E isso mostra que, antes de protestar, temos de aprender a protestar contra o quê.
Não há países perfeitos. Há nações mais desenvolvidas e igualitárias que nós, e podemos copiar suas ações acertadas. E, gostem os meus supracitados interlocutores ou não, Portugal, mesmo com a crise profunda, está à nossa frente em uma série de requisitos. E em outros está atrás, em pontos tão diferentes como a legislação da adoção por gays e a qualidade na teledramaturgia. Mas aqui em Lisboa a desigualdade social é brutalmente menor do que a nossa, e é nessa meta global que deveríamos focar nossos esforços.
Sabemos que os protestos contra a Copa vieram tarde – o dinheiro já está gasto. Mas pelo menos vieram, e desejo que continuem depois desse Mundial e de vários outros. Espero que os ataques ao poder público que vemos nas redes sociais se prolonguem num voto consciente. Mas, sobretudo, aguardo que essa consciência se multiplique em pequenos atos. Não precisamos de cartazes com bordões vazios. Necessitamos de gente que saiba o que está falando.
Essas ações simples vão desde mirar-se nos bons exemplos dos demais países do globo a, por exemplo, deixar a empregada doméstica faltar um dia para acompanhar uma reunião de pais na escola em que a filha estuda. Não censuro quem coloca os filhos em uma escola particular: não sou hipócrita. Meus pais não tinham como fazê-lo e não desistiram até que os filhos conseguissem bolsa de estudos no secundário, porque sabiam que teríamos mais chance de entrar numa faculdade pública. Mas isso não quer dizer que não possamos ajudar quem depende da escola municipal da periferia.
Usar o ônibus ou o metrô, para ver o que realmente deve ser mudado, e o que pode ser mantido, me parece melhor do que segurar um cartaz com uma frase genérica: “Melhor transporte público”. Conheço gente que não o faz por causa do cheiro do “busão”: há nele trabalhadores braçais, que literalmente suam para conseguir seu salário. Eles merecem respeito. Há gente assim também no metrô de Paris, mas talvez o encantamento dessas pessoas com a Cidade-Luz as tenha impedido de observar isso.
Meu pai é tratado do seu melanoma totalmente no Sistema Único de Saúde. Demora, tem fila, mas é bem-feito. E isso não quer dizer que no pronto-socorro, ao lado, não tenha gente agonizando na cadeira por falta de profissionais ou de leito. Conhecer essa realidade me possibilita dizer que, faltam, por exemplo, médicos de família e centros de saúde nas cidades pequenas. E que o programa “Mais Médicos” tem razão para existir.
Há a solução de emigrar para outros países: o ator Wagner Moura disse recentemente que “não está dando para viver aqui (no Brasil)". É a decisão dele, mas a campanha “o último que sair apague a luz” não vai resolver nada.  Olhemos para o que há de bom fora do Brasil; observemos o que fazemos bem; e descubramos o que pode ser melhorado em cada ação nossa do dia a dia. Sem bordões vazios; sem deslumbramento com a Suécia. Sem arrogância com Portugal. Sem complexo de vira-lata, sem megalomania.
Em tempo: estou aqui estudando com uma bolsa concedida pelo governo brasileiro. Minha obrigação é voltar e retribuir o investimento que o país fez em mim no desenvolvimento científico nacional. E também levar ao Brasil o que vi de bom e não repetir o que tive como experiência ruim. Esse texto é uma tentativa de fazê-lo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo sua participação e opinião !