sexta-feira, 13 de junho de 2014

Planos Municipais da Mata Atlântica vão propor estratégias para 12 cidades da Região dos Lagos

Planos Municipais da Mata Atlântica vão propor estratégias para 12 cidades da Região dos Lagos


 Nesta terça-feira, 27 de maio - Dia Nacional da Mata Atlântica – a AEMERJ - Associação Estadual de Municípios do Rio de Janeiro, a ONG ISER e a SEA, em conjunto com a Prefeitura de São Pedro da Aldeia, farão um seminário para lançamento do projeto e a divulgação das ações dos Planos Municipais da Mata Atlântica na região Lagos São João, que envolve os municípios de Araruama, Armação dos Búzios, Arraial do Cabo, Cabo Frio, Casimiro de Abreu, Iguaba Grande, Maricá, Rio Bonito, Rio das Ostras, São Pedro da Aldeia, Saquarema e Silva Jardim.

A primeira região contemplada com a iniciativa foi o Noroeste Fluminense, em uma parceria com o COSEMMA - Conselho de Secretários Municipais de Meio Ambiente, na qual foram elaborados de 14 planos. Entre os resultados alcançados em defesa do bioma Mata Atlântica estão a criação de dez Unidades de Conservação Municipais, protegendo 26.709,71 hectares; de cinco Corredores Ecológicos Florestais e a produção de um projeto executivo para a recuperação em 500 hectares de mata ciliar.

Os Planos são instrumentos de planejamento e de gestão que promovem, junto aos municípios, ações para a conservação e a recuperação da Mata Atlântica, indicando trabalhos de forma objetiva e fornecendo informações ambientais para o aperfeiçoamento da gestão ambiental local. Articulados com outros instrumentos de planejamento municipais, como os Planos Diretores e os Planos Municipais de Saneamento eles privilegiam processos participativos, de responsabilidades compartilhadas.

Os Planos Municipais de Conservação e Recuperação da Mata Atlântica no estado do Rio de Janeiro é fruto de um arranjo institucional constituído pela AEMERJ - Associação Estadual de Municípios do Rio de Janeiro, pela ONG ISER e pela SEA, através da Superintendência de Biodiversidade e Florestas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo sua participação e opinião !