segunda-feira, 2 de junho de 2014

Passaporte Verde estimula roteiros e comportamentos sustentáveis

Passaporte Verde estimula roteiros e comportamentos sustentáveis

    Divulgação Passaporte VerdeAnavilhanas (AM): boa opção de passeioAnavilhanas (AM): boa opção de passeio
    Nova campanha aproveita a Copa do Mundo 2014 para mobilizar turistas e empresários 

    TINNA OLIVEIRA

    “Eu cuido do meu destino” é a proposta da nova campanha do programa Passaporte Verde, que aproveita o período da Copa do Mundo no Brasil, procurando mobilizar turistas e empresários para a adoção de comportamentos mais sustentáveis. A campanha oferece um portal interativo, aplicativo móvel e estratégias de mobilização nas redes sociais. 

    O objetivo da iniciativa é sensibilizar os viajantes quanto ao seu potencial de contribuir com o desenvolvimento sustentável local por meio de escolhas responsáveis durante o seu período de férias, lazer, ou até mesmo viagens a trabalho. Passaporte Verde é uma iniciativa do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), em parceria com os ministérios do Meio Ambiente, Esportes, Turismo e Desenvolvimento Social e Combate à Fome.

    A ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, afirmou, durante coletiva de lançamento da nova campanha, que o Passaporte Verde lança essa edição especial com um olhar para o turista. “São 60 roteiros turísticos com uma visão de trabalhar a questão da sustentabilidade na agenda de turismo”, enfatizou.

    ROTEIROS SUSTENTÁVEIS

    Os viajantes interessados em conhecer roteiros turísticos sustentáveis, encontrarão no novo site uma série de opções de passeios que estimulam práticas responsáveis nas doze cidades-sede. São atividades que respeitam o meio ambiente e a cultura local e, ao mesmo tempo, promovem o desenvolvimento socioeconômico das comunidades locais.

    Em Curitiba, por exemplo, os turistas podem conhecer parques e praças da cidade a pé ou de bicicleta durante metade de um dia. Os visitantes terão oportunidade de conhecer natureza preservada, a cultura tradicional e participar de uma experiência autêntica na região. Já em Natal, a sugestão é para curtir a noite. Existem boas atrações que permitem aos visitantes conhecer através dos ritmos e letras das músicas um pouco da identidade local e dos costumes regionais.

    Em Manaus, uma boa opção é fazer um passeio de um dia por Anavilhanas, o segundo maior arquipélago fluvial no mundo. O passeio é feito de canoa, além da oportunidade de mergulhar com botos e alimentá-los na comunidade Santo Antônio.

    Outras sugestões valem para os turistas antes da viagem. O portal indica o que levar na mala e como deixar sua casa, retirando aparelhos eletrônicos das tomadas para economia de energia, por exemplo. E, na hora de comer, a dica é optar por alimentos saudáveis, aproveitando as frutas da estação e evitando o desperdício.

    ENGAJAMENTO

    Para engajar hotéis, bares e restaurantes em práticas ecoeficientes, começou, nesta semana, as Jornadas de Sustentabilidade, que são workshops realizados nas cidades-sede, com o objetivo de estimular o setor de turismo brasileiro a adotar práticas sustentáveis de produção e serviços. Durante o seminário, especialistas em consumo e produção sustentável do PNUMA abordam como boas práticas de produção e gestão de negócios podem trazer resultados efetivos para a empresa.

    Passaporte Verde é um dos assuntos prioritários definidos no âmbito da Câmara Temática Nacional de Meio Ambiente e Sustentabilidade (CTMAS), instalada em maio de 2010, com representantes do governo federal, dos estados e dos municípios e coordenada pelos Ministérios do Meio Ambiente e do Esporte.

    Saiba mais: www.passaporteverde.org.br

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário

    Obrigado pelo sua participação e opinião !