domingo, 8 de junho de 2014

Dia Nacional da Mata Atlântica comemorado em Lagoa de Cima

Dia Nacional da Mata Atlântica comemorado em Lagoa de Cima

No dia em que se comemora o Dia Nacional da Mata Atlântica, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente iniciou as comemorações com palestras para os alunos da Escola Municipal Ponta de Palha e o plantio de árvores nativas e frutíferas às margens da Lagoa de Cima, com a participação de técnicos da secretaria e integrantes do Grupamento Ambiental.

Os alunos da Escola Ponta da Palha ouviram uma palestra da técnica Isaura Mota e em seguida, participaram do plantio de vinte árvores das mais diversas espécies, como embaúba, ingá e aroeira, entre outras. “Na palestra, falamos sobre a importância da preservação da Mata Atlântica, que é um conceito de ecossistema que está presente em 17 estados, do Piauí ao Rio Grande do Sul, englobando ainda Goiás e Mato Grosso”, destacou o secretário de Meio Ambiente, Zacarias Albuquerque.

A Mata Atlântica, que em 1500 representava 15% do território nacional, hoje não ultrapassa os 7%, em função do desmatamento. Em Campos, quatro pontos importantes de preservação ficam localizados no Imbé, Morro do Itaoca, Assentamento Zumbi dos Palmares, no Parque Bom Jesus e Mata de Angra, no Parque Prazeres. 

- Unidades de Conservação foram criadas para preservar estes locais e têm feito um trabalho importante. Na Mata de Angra, que ainda não conta com uma unidade, ainda este ano ela vai ser criada, com previsão para agosto - anunciou Zacarias.

Sete das principais bacias hidrográficas do país ficam localizadas na área da Mata Atlântica, entre elas, a do Rio Paraíba do Sul. O secretário de Meio Ambiente lembra ainda que na Mata Atlântica podem ser encontradas 20 mil espécies de plantas, sendo que 8 mil delas só podem ser encontradas nestas áreas.

Por: Eduardo Ribeiro - Foto: Rodolfo Lins -  27/05/2014 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo sua participação e opinião !