segunda-feira, 16 de junho de 2014

Controle de fertilizantes na agricultura ajuda a evitar aquecimento

Controle de fertilizantes na agricultura ajuda a evitar aquecimentoJosé Eduardo Mendonça - 11/06/2014 

corn.farmscape.KBS.LTER.0001
Cientistas determinam quanto é demais nos produtos baseados em nitrogênio
Melhorar as práticas agrícolas é importante para a segurança alimentar, um dos maiores problemas que o mundo deverá enfrentar com a mudança do clima. Mas, com a intensificação na produção do setor, aumenta o uso de fertilizantes. Agora, cientistas da Universidade Estadual do Michigan examinaram a utilização dos produtos baseados em nitrogênio e determinaram o quanto é demais.
Os fertilizantes com nitrogênio podem contribuir com as emissões da gases de efeito estufa da agricultura. Isto, por sua vez, impacta o clima e causa aumento de temperaturas.
Estes produtos levam a emissões estimulando micróbios no solo a produzir mais óxido nitroso, o terceiro mais importante gás de efeito estufa, depois do dióxido de carbono e do metano. Além disso, ele também destrói o ozônio atmosférico.
No total, a agricultura responde por 80% das emissões de óxido nitroso causadas por atividades humanas. E por 14% de todas as emissões de gases de efeito estufa mundialmente. Elas cresceram significativamente em anos recentes, em sua maior parte pelo uso dos fertilizantes. É por isso que os cientistas queriam descobrir o quanto as emissões estavam aumentando.
“Nossa motivação específica foi aprender qual deve ser a meta dos esforços na agricultura para desacelerar o aquecimento global,” disse Phil Robertson, um dos pesquisadores.
O estudo foi publicado no Proceedings of the National Academy of Sciences. Para reduzir o impacto dos fertilizantes basta adequar o quanto é preciso para as plantas ao que é realmente utilizado. Os autores afirmam que a pesquisa é especialmente relevante para áreas onde há escassez em sua aplicação, como na África Subsaariana, informa a National Science Foundation dos EUA.
Foto: J.E.Doll/MSU

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo sua participação e opinião !