quarta-feira, 28 de maio de 2014

Um terraço, mil e uma ideias de reciclagem

Um terraço, mil e uma ideias de reciclagem

Todas as soluções que encheram de vida a varanda da arquiteta gaúcha Marcela Ferreira resultam de um jeito novo de usar velhos móveis e objetos. Esse pequeno oásis fica na bela cidade italiana de Florença, mas suas boas sacadas podem ser reproduzidas em qualquer lugar do mundo!

-  A  A  +
Carine Savietto*
Minha Casa - 03/2014
Arquivo pessoal

*Colaborou Bárbara Trevisan


Decidida a explorar o imenso potencial do terracinho de seu apartamento italiano, Marcela Schneider Ferreira lançou o desafio à sua sócia no estúdioEcco!Design, a arquiteta paulistana Barbara Campanaro. "O objetivo era ganhar uma área de convivência que desse sequência à sala", diz a moradora.

Especialista em sustentabilidade, a dupla usou e abusou de peças que já possuía, a exemplo da mesa de plástico e do pufe de fibra. E até quinquilharias encontradas na rua foram bem-vindas, como palete e cadeira sem assento, que receberam boas repaginadas. O gasto total? Cerca de 100 euros (o equivalente a R$ 320). Para fazer parecido, as moças ensinam a lição nº 1: "Basta procurar objetos esquecidos no armário e recombiná-los com criatividade".

Nas mãos dessas gurias, nada se perde... tudo se recria!

- As paredes estavam descascando e sem reboco. "Começamos arregaçando as mangas e consertando tudo", conta Marcela, que escolheu uma tinta própria para áreas externas em um suave tom de creme.


- Um pôster com uma antiga propaganda da Lambretta foi a inspiração para que o estilo vintage tomasse conta da varandinha. Depois de recortar somente o contorno do casal nas motocicletas, as arquitetas colaram o papel na mureta com uma mistura que lembra brincadeira de criança: água e farinha.


- A parceria entre o palete resgatado da rua e os almofadões vermelhos que já moravam no apê rendeu um gostoso sofazinho. Acima dele, o efeito de dossel foi conquistado com uma cortina - o varão é um bambu seco, preso em ganchos na viga de madeira exposta. Amarrados nesse mesmo bambu, fios de arame sustentam garrafas de vidro coloridas, uns dos poucos itens zero-quilômetro por aqui.



- Além da área de descanso, ainda há um espacinho para refeições ao ar livre. A mesa e o pufe amarelo, que pertenciam a Marcela, se juntaram à cadeira escolar de metal, também reciclada pelas sócias - uma longa tira de couro, que dá várias voltas em torno da estrutura, é o novo e inusitado assento.




- Boa parte do orçamento foi destinada às plantas. Pimenta, ciclame e calandiva ocupam caixas de uísque transformadas em vasos, ao lado do palete. Manjericão, sálvia e alecrim ficam no cesto de bicicleta preso no guarda-corpo. Duas suculentas e outra calandiva, por sua vez, estão na parede vizinha à porta, no jardim vertical feito com uma chapa de madeira e regadores.

- O arco de metal, próprio para ser envolvido por trepadeiras, por enquanto, acolhe delicadas flores artificiais. A espécie natural já foi plantada, porém ainda não teve tempo de se desenvolver. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo sua participação e opinião !