terça-feira, 27 de maio de 2014

Responsáveis por desmatar quase 30 milhões de hectares não serão punidos

Responsáveis por desmatar quase 30 milhões de hectares não serão punidos
 Maio2014 • Atualizado às 11h28


Uma equipe de pesquisadores brasileiros constatou que, pelo menos, 29 milhões de hectares desmatados no Brasil serão “esquecidos”, como se não houvesse responsáveis pelo ato criminoso. Os resultados da análise do grupo foram publicados na revista científica Science.
A anistia desse total de área devastada, que consta no novo Código Florestal, refere-se às florestas destruídas ilegalmente até julho de 2008. Produzido por cientistas da Universidade Federal de Minas Gerais, o artigo afirma que 88 milhões de hectares ainda poderão ser desmatados legalmente.
Cabe lembrar que quando o Código Florestal foi aprovado, em 2012, muitos especialistas criticaram as brechas da nova lei. Aliás, no ano seguinte, a Procuradoria-Geral da República (PGR) entrou com ações judiciais questionando a constitucionalidade de alguns trechos do documento, sendo a anistia a desmatadores um dos pontos discutidos.
Na Science, os pesquisadores também ressaltaram pontos positivos da lei, como a criação de ferramentas para compensar o desmatamento. Um exemplo é o Cadastro Ambiental Rural (CAR), que é um dos destaques do artigo, segundo a Folha. O CAR é como um mapa das propriedades rurais. Composto a partir de imagens de satélite e dados sobre a situação da vegetação na propriedade, por meio dele, é possível medir a porcentagem de área preservada (Reserva Legal) e se as Áreas de Preservação Permanente (APPs) estão de acordo com as exigências da legislação.
Redação CicloVivo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo sua participação e opinião !