quarta-feira, 7 de maio de 2014

Quase um quarto dos zangões na Europa corre risco de extinção

Quase um quarto dos zangões na Europa corre risco de extinçãoJosé Eduardo Mendonça - /2014 às 10:13

zangoes-europa-risco-extincao-560
Situação tem sérias consequências para segurança alimentar
Quase um quarto dos zangões europeus corre risco de extinção por conta da perda de habitats e da mudança do clima, ameaçando a polinização de safras no valor de bilhões de dólares, diz relatório publicado hoje
Correm perigo 68 espécies, de acordo com a Lista Vermelha da União Internacional da Conservação da Natureza. “Dos cinco mais importantes insetos polinizadores das colheitas européias, três são espécies de zangões”,  afirma a União, que agrupa governos, cientistas e entidades de conservação.
“Junto com outros polinizadores, eles contribuem com mais de U$ 30.35 bilhões com a agricultura da região por ano”, diz o estudo. Metade das populações se encontra em queda.
Quase sempre com listas pretas e amarelas, e maiores que as abelhas, os zangões vivem em pequenos grupos de até 200 indivíduos e não fazem favos de mel. Alguns são criados comercialmente para polinizar tomates, pimentões e berinjelas em estufas.
“As maiores ameaças são a mudança do clima, a intensificação da agricultura e mudanças no uso da terra”, prossegue o relatório, a primeira avaliação feita pela entidade sobre os insetos.
“Estamos muito preocupados com estas descobertas. Uma proporção tão alta de espécies em risco pode ter consequências sérias para nossa produção de alimentos”, afirmou Ana Nieto, chefe da biodiversidade européia da União, segundo a Wildlife News. “A proteção de zangões e seus habitats, a restauração de ecossistemas degradados e a promoção de práticas de biodiversidade na agricultura vão ser essenciais para reverter esta situação”.
Foto: JoePhilipson/Creative Commons

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo sua participação e opinião !