terça-feira, 20 de maio de 2014

Mancha que apareceu em Búzios, RJ, foi formada por microalgas

Mancha que apareceu em Búzios, RJ, foi formada por microalgas, diz Inea

Instituto do Meio Ambiente divulgou laudo das amostras recolhidas.
Praias não foram interditadas; mancha já desapareceu.

Do G1 Região dos Lagos
Amostras foram coletadas para saber o que formou mancha (Foto: Zilma Cabral/Folha de Búzios)Mancha foi vista em três praias do balneário
(Foto: Zilma Cabral/Folha de Búzios)
A mancha visualizada na tarde desta terça-feira (13) em três prais de Armação dos Búzios, na Região dos Lagos do Rio de Janeiro, é resultante de uma floração da cianobactéria trichodesmium erythraeum, segundo o Instituo Estadual do Ambiente (Inea).
Essa floração de cianobactérias, consideradas microalgas, é típica da plataforma continental e pode ter sido trazida para a costa devido à entrada da frente fria ocorrida no último sábado (10). Nas condições observadas, não oferece risco à saúde do banhista, ainda de acordo com o Inea. 
A mancha amarela com aproximadamente 200 metros de comprimento apareceu nas praias da Armação, Ossos e João Fernandes na manhã da última terça-feira (13). Assim que foi notificado sobre o caso, o secretário do Meio Ambiente na cidade, Fábio Dantas, fez uma vistoria nos locais e informou ao Instituto Estadual do Ambiente (Inea) sobre o aparecimento de mais uma mancha nas praias de Búzios neste ano.
Assim que a equipe do Inea chegou na cidade, um sobrevoo foi feito na região das três praias do balneário. Ainda de acordo com o secretário, por voltas das 16h de terça (13), a mancha foi levada para o alto mar pela forte maré e vento que chegaram na cidade. Com um barco da Secretaria de Meio Ambiente, amostras foram coletada. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo sua participação e opinião !