sexta-feira, 4 de abril de 2014

Proteja seu bicho de estimação do calor

QUE CALORÃO É ESSE?

Proteja seu bicho de estimação do calor

Altas temperaturas e queda de umidade podem causar inúmeros problemas para seu bichinho. Nesta reportagem, a revista Ana Maria dá dicas de como manter o pet saudável mesmo quando o clima não colabora

-  A  A  +

trix0r/Creative Commons

calor do verão, assim como a queda da umidade, comum no Brasil entre o inverno e a primavera, prejudicam as defesas naturais dos animais. "Doenças como a tosse dos canis ou a cinomose, que é causada por vírus e pode ser fatal, são comuns nas regiões de tempo seco", diz o veterinário Eduardo Lipparelli, do hospital PetCare (SP).

Já no verão, os problemas mais frequentes são: aumento da temperatura do corpo (hipertermia), infestação de pulgas e carrapatos, viroses e doenças de pele. Segundo o especialista, é importante prestar atenção e levar o bicho ao veterinário ao primeiro sinal de problemas. Veja abaixo o que fazer.

DICAS PARA A QUEDA DE UMIDADE OU ALTAS TEMPERATURASQuando a umidade cai, também é importante manter a casa ventilada e fresquinha. Lembre-se: estamos no fim da primavera, e o tempo seco é mais comum. Nesse caso, recorra a um umidificador de ambientes, vendido até em farmácias. Detalhe: como esse aparelho libera partículas de água no ar, é possível que crie mofo ou outros problemas para o animal, como alergias e doenças respiratórias.

Ofereça bastante água limpa e fresca. "Isso mantém o animal hidratado e faz bem à saúde dele de forma geral", ensina Lipparelli. "Redobre a atenção com a hidratação dos animais mais velhos", completa Renato Flaquer, veterinário da Covet Diagnósticos e Especialidades, de São Paulo.

Vale oferecer ao cachorro frutas não ácidas e com muita água, como melão, melancia e pera. Água de coco natural também é bem-vinda e eles, em geral, adoram - exceto os gatos, que são mais seletivos.

Redobre a atenção para qualquer sinal de doença. Em animais idosos, principalmente, os problemas decorrentes de doenças cardíacas podem ser agravados. Isso acontece por causa do esforço respiratório. Pulgas e carrapatos somem se você usar produtos específicos uma vez por mês. Evite passeios com o sol a pino. Isso prejudica o animal.

Ofereça água fresca e abundante para seu pet - sobretudo se ele for mais velhinho. Isso vai mantê-lo hidratado
!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo sua participação e opinião !