sábado, 19 de abril de 2014

Paris limita circulação de carros em 50%

Paris limita circulação de carros em 50%
24 de Março de 2014 • 


Após tornar gratuitas as passagens em transportes públicos durante os finais de semana (veja aqui), Paris investiu na restrição aos carros para combater a poluição. A capital francesa iniciou na última semana um esquema de rodízio em que apenas 50% dos veículos podem trafegar diariamente.
A medida foi aplicada após a cidade atingir níveis de poluição muito altos, os piores desde 2007. O sistema de rodízio é semelhante ao que acontece na cidade de São Paulo, por exemplo. Porém, o modelo francês é ainda mais restritivo. Enquanto na metrópole brasileira são proibidos de circular a cada dia carros com dois finais diferentes em suas placas, na França cinco números são restringidos.
A proposta pretende reduzir em 50% a quantidade de carros trafegando diariamente. No entanto, a população não tem aceitado bem a medida. Muitos parisienses reclamaram da demora nos transportes públicos, se comparado a uma viagem feita de carro. “Eu demoro 20 minutos de carro e uma hora e meia no transporte público”, explicou Jean Sanglier, em declaração ao The Guardian.
Como a medida foi adotada mediante uma preocupação ambiental, algumas exceções foram abertas. Carros elétricos, híbridos, taxis e os veículos que transportam mais de três pessoas são considerados isentos do rodízio e podem trafegar normalmente.
Os motoristas que desrespeitarem a lei serão multados em até 22 euros. Para garantir que os infratores serão punidos, 700 policiais estão espalhados pelas ruas de Paris e 22 áreas são monitoradas.
Por Thaís Teisen - Redação CicloVivo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo sua participação e opinião !