quinta-feira, 24 de abril de 2014

Lagoa de Cima: reunião para criação de Conselho Consultivo da APA

Lagoa de Cima: reunião para criação de Conselho Consultivo da APA

ATENTAI-VOS :
Última reunião para estruturação da composição do conselho consultivo ocorrerá no dia 29 de abril,terça-feira,as 9h da manhã na sede da Associação de moradores e amigos da Lagoa de Cima.Maioares informações manter contato com o setor de Estruturação de Unidades de Conservação com Izaura e equipe.
Por Ulli Marques (estagiáriaaSegundo o secretário de Meio Ambiente, Zacarias Albuquerque, a finalidade do Conselho Consultivo da APA de Lagoa de Cima é criar diretrizes para o crescimento sustentável da localidade (Foto: Secom)
A primeira reunião para a criação do Conselho Consultivo da Área de Preservação Ambiental (APA) de Lagoa de Cima aconteceu na tarde desta quinta-feira (13), na praça da localidade. Representantes de órgãos municipais, como as Secretarias de Meio Ambiente, de Desenvolvimento Econômico e Turismo; de Governo, entre outros, se reuniram com membros da sociedade civil organizada e com pesquisadores da Sala Verde do Instituto Federal Fluminense (IFF) para discutir quais serão as ações necessárias para proteger a Lagoa de Cima, preservar o patrimônio ambiental do município de Campos e nortear o desenvolvimento sustentável social. 

Foram realizadas dinâmicas com os participantes da reunião, que foram divididos em grupos, para trabalhar temas, como água, religiosidade, pesca, turismo e lazer, atividades econômicas, agricultura, cultura, população e fauna e flora. O objetivo da dinâmica foi apontar os pontos negativos e positivos de cada um destes temas dentro da APA, para então desenvolver um diagnóstico e levantar dados sobre a Lagoa de Cima. 

No final da reunião, os participantes preencheram cartas de intenção para compor o Conselho Consultivo. Uma próxima reunião será marcada, para definir quais serão os membros do Conselho, que possui composição paritária (cinco membros da sociedade civil e cinco de instituições municipais). 

Segundo o secretário de Meio Ambiente, Zacarias Albuquerque, a finalidade do Conselho Consultivo da APA de Lagoa de Cima é criar diretrizes para o crescimento sustentável da localidade. “É preciso lembrar que a Lagoa de Cima não é somente uma área de patrimônio ambiental, mas principalmente a razão da existência desta comunidade, que vive ao redor dela há décadas”, disse Zacarias.  



Postado por: Francisca de Assis - 13/03/2014 18:02:48

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo sua participação e opinião !