sábado, 19 de abril de 2014

Curso oferece capacitação de agricultores urbanos em Santo André (SP)

Curso oferece capacitação de agricultores urbanos em Santo André (SP)
26 de Março de 2014 • Atualizado às 14h17


Em 2013, o coletivo paulista “Projeto Células de Tranformação (CdT)” revitalizou a Praça Homero Silva, bairro da Pompeia, que, inclusive, foi renomeada pela comunidade como Praça da Nascente. A iniciativa consistiu na aplicação de agricultura urbana na região e contou com a ajuda de diversos voluntários que foram capacitados pelo grupo. Agora, o CdT lança a segunda edição do curso de capacitação.
Dessa vez parte, será beneficiada a região da sub-bacia de Taioca, divisa de Santo André e São Bernardo. Por meio da formação de 50 multiplicadores de agricultura urbana durante quatro meses, da revitalização de um espaço público, da relação com a comunidade local, e da criação de projetos coletivos, o projeto visa gerar territórios comunitários sustentáveis em meio a cidade, que se tornem modelos inspiradores e acessíveis a toda a população.
A região beneficiada possui grande riqueza biológica, principalmente na área do APA Estadual Haras São Bernardo - popularmente conhecido como Chácara Baronesa -, tombada nos anos 90 como patrimônio natural e cultural de interesse turístico, social e cientifico. É também esse espaço que cerca de 300 famílias ocupam, reivindicando seu direito à moradia.

Durante quatro meses – de abril a setembro-, os 50 participantes irão formar-se, de forma integrada e cooperativa, em técnicas da agricultura natural, agroecologia, bioconstrução e permacultura, e, ao mesmo tempo, para o olhar e habilidades múltiplas de pesquisa-ação participativa, co-criação, mobilização, comunicação comunitária e empreendedorismo, tornando-se assim plantadores de cidades.
Com carga horária total de 180 horas, o curso acontecerá no Jardim Las Vegas, em Santo André, no período de 08 de maio à 20 de setembro de 2014, todos os sábados, das 9h às 17h. Dia 8 de maio, excepcionalmente será a abertura do curso em uma quinta-feira e terão alguns módulos intensivos que terão duração de um fim de semana. As inscrições estão abertas e podem ser realizadas por meio do preenchimento de formulário até dia 7 de abril. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo sua participação e opinião !