sexta-feira, 28 de março de 2014

MA promove quatro cursos de sustentabilidade para servidores

MA Promove Quatro Cursos de sustentabilidade parágrafo Servidores

    Paulo de Araújo / MMAMadeira certificada: Exemplo de sustentabilidade certificada Madeira: Exemplo de sustentabilidade
    Gestores de Compras e contratações dos governos Estaduais e Prefeituras São O Público-Alvo

    Tinna OLIVEIRA

    Com o Objetivo de incorporar Práticas de Compras e contratações Sustentáveis ​​nn Órgãos e Instituições Públicas, o Ministério do Meio Ambiente (MMA) ministrará Quatro Cursos introdutórios sobre sustentabilidade NAS contratações. O Curso tempe Como Público-Alvo formuladores de Políticas CRP e Gestores de Compras e contratações dos governos Estaduais e Prefeituras.

    O Primeiro Curso Acontece Nesta quinta-feira (20/03), EM Natal, e Segue ATÉ Amanhã. DEPOIS Será, será uma Vez de Cuiabá, dias nsa 3 e 4 de abril, seguido de Porto Alegre, nos dias do 10 e 11 de abril e, Por Ultimo, no Rio de Janeiro, de 24 a 25 de abril. O Curso tera oficinas Práticas, modulos teóricos e UMA mesa redonda sobre CRP experiencias, Uma forma de Valorizar e Aprender com Iniciativas como dos próprios Alunos.

    BONS EXEMPLOS

    "A Nossa proposal E oferecer embasamento parágrafo OS governos desenvolverem Políticas e Práticas de contratações Públicas Sustentáveis", o peso explicativo Analista Ambiental do MMA Thiago Uehara, Opaco ministrará OS Cursos Tratando de Fundamentos conceituais, de Experiências Bem sucedidas e mediando como oficinas.

    Integrantes fazer Núcleo Especializado de Sustentabilidade NAS Licitações e Contratos (Neslic) also orientarão sobre a Parte Jurídica das Licitações Sustentáveis. O Coordenador do Neslic, Marcos Bliacheris, DO SERVIÇO Florestal Brasileiro (SFB), peso explicativo Opaco Serao oferecidas Informations sobre a Legislação Aplicada como leis e apresentadas como Ferramentas de para a Realização das Compras Sustentáveis. "A Expectativa E OS ESTADOS Opaco e municípios possam implantar como Licitações Públicas Sustentáveis ​​utilizando-se da Experiência da União", Destaca. Marcela Maciel, also fazer SFB, e Teresa Barki, da Advocacia-Geral da União, seccional de São Paulo (AGU-SP), completam a Equipe.

    Os Alunos receberão Certificado de Participação de Sete Horas. Na Manhã do Dia seguinte AO Curso, Os instrutores estarão available parágrafo TRATAR da REVISÃO e Aperfeiçoamento dos Instrumentos e Normas de para contratações Públicas Sustentáveis.

    CONTRATAÇÕES Sustentáveis

    OS CURSOS São Resultados de Parceria UMA fazer MMA com o Programa das Nações Unidas Para o Meio Ambiente (PNUMA). A Ação ESTA inserida não Âmbito da Iniciativa Compras Sustentáveis ​​da Câmara Temática de Meio Ambiente e Sustentabilidade da Copa de 2014, coordenada Pelo Departamento de Produção e Consumo Sustentáveis ​​(DPCS), da Secretaria de Articulação Institucional e Cidadania Ambiental (SAIC) do MMA.

    Um Processo de Compra PODE Ser Chamado de when Sustentável integra Requisitos, ESPECIFICAÇÕES e criterios Opaco São Compatíveis e favorecer los da Proteção do Meio Ambiente, fazer Progresso e social, não Apoio ao Desenvolvimento Econômico. Tambem Busca um Eficiência dos Recursos, a Melhoria da Qualidade de Produtos e Serviços ea otimização de custódio.

    Exemplos de Serviços Sustentáveis: Aquisição de Papel com exigência de comprovação da Origem Florestal; exigência do selo de economia de Energia? Procel, Eletrodomésticos parágrafos, Como ar-CONDICIONADO e geladeiras; Aquisição de Computadores com criterios Ambientais TI Verde; exigência da Promoção da Coleta Seletiva Nos Contratos de Prestação de Serviço de limpeza e Conservação; Aquisição de madeira com Certificado de Regularidade.

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário

    Obrigado pelo sua participação e opinião !