domingo, 2 de março de 2014

Antes de viajar, confira as condições de balneabilidade das praias

IDADES E REGIÃO - REGIÃO NORTE E LAGOS

Antes de viajar, confira as condições de balneabilidade das praias

Praia de Farol de São Tomé não apresentou irregularidades
 Carlos Grevi/Vagner Basilio

Praia de Farol de São Tomé não apresentou irregularidades

Praia, sol e Carnaval. Mistura perfeita para quem não abre mão de um delicioso banho de mar e muita agitação. Mas, antes de ‘pegar’ a estrada rumo aos litorais da região, é preciso ter certos cuidados e verificar se o local escolhido está propício para o banho, para não transformar o momento de lazer em dor de cabeça. 
Algumas praias da Região Norte Fluminense, como nas cidades de Macaé, São Francisco de Itabapoana e São João da Barra, não estão indicadas para o banho. Algumas delas apresentaram mais coliformes fecais que o permitido pelo Instituto Estadual do Ambiente (Inea), o que caracteriza a contaminação. Foi o caso das praias do Sossego (em frente à Rua Principal), em São Francisco e de Atafona (em frente ao numeral 560 e em frente a caixa d’água da Cedae), no município sanjoanense.
As praias de Manguinhos, Guaxindiba, Tropical, Sonho e Gargaú, em SFI, não apresentaram irregularidades, bem como Grussaí, Chapéu do Sol e Lagoa de Grussaí, em SJB.
No caso de Macaé, quatro, das 10 praias avaliadas, estão impróprias para o banho. São elas: Aeroporto (em frente à Rua Dr. Geraldo M.O. Pestallozi); Forte (em frente à Rua Augusto de Carvalho); Praia da Barra de Macaé (em frente à Avenida Luiz Lírio, n° 253 e em frente à Travessa Bento Barcelos) e Imbetiba (em frente à Avenida Elias Agostinho, n° 500). As praias de Cavaleiros, Campista, Lagomar, Barreto, Lagoa de Imboassica, além da Praia do Pecado estão liberadas para a prática.
A praia de Farol de São Tomé, único litoral campista, não apresentou irregularidades e está liberada para os banhistas. 'grifo nosso'
REGIÃO DOS LAGOS
Os litorais da Região dos Lagos também costumam atrair muitos turistas neste período de verão e Carnaval. Quem for para Cabo Frio e Rio das Ostras, fiquem atentos, pois seis praias (três de cada) estão impróprias para o banho. Confira:
CAFO FRIO - Passagem (em frente à Pousada Recanto da Passagem); Peró (em frente ao numeral 101) e Palmeiras (ao lado do quiosque Azul). As praias de Siqueira, Forte, Conchas e Foguete, não apresentaram irregularidades.
RIO DAS OSTRAS - Tartarugas (em frente à Rua Jequitibá); Centro (em frente à Rua Bento Costa Júnior) e Cemitério (em frente à Rua da Prata e em frente à Rua Boca da Barra, n° 248). As praias de Joana, Areia Negra, Remanso, Costazul, Mar do Norte e Lagoa da Coca-Cola, estão liberadas para o banho.
Para evitar micoses, diarreias e outras doenças o ideal é passar longe das praias impróprias. Outra coisa é não entrar no mar depois de períodos chuvosos. A orientação é para que 24h depois de chuva, os banhistas evitem o banho de mar. A observação vale para qualquer praia. Além disso, o turista deve dar preferência as praias que não recebam água de rios, canais e córregos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo sua participação e opinião !