sexta-feira, 14 de março de 2014

A batalha da internet




Esta semana a Câmara dos Deputados deve votar o Marco Civil da Internet, projeto de lei que tem sido alvo de grandes interesses, especialmente do lobby das telefônicas. Nos últimos meses tenho lutado contra o poderoso grupo das empresas de telecomunicações, que através de deputados-lobistas querem transformar a internet numa espécie de TV a cabo, onde se poderia cobrar a mais para podermos assistir a vídeos, ouvir músicas ou acessar informações relevantes.

A internet é hoje a opção democrática daqueles que enfrentam o poder dos meios de comunicação tradicionais. Alguns deputados querem aprovar limites que irão favorecer aos provedores, que poderão usar nossos dados para vender serviços sem nossa autorização expressa. O argumento das empresas é falso: afirmam que com pacotes diferenciados poderão baratear a internet. Isso é tão verdadeiro como acreditar em Papai Noel. Se permitirmos que as empresas decidam a velocidade de acesso a cada tipo de conteúdo será o fim da liberdade e das inovações que espontaneamente aparecem na rede todos os dias. Entenda bem: permitir que a internet seja dividida em pacotes de serviço sem sentido, de qualidade duvidosa e controlada por um cartel de empresas é o fim da picada.

Um pequeno grupo de deputados, do qual faço parte, vem resistindo ao lobby patrocinado especialmente pelo PMDB, que não deve estar fazendo isso sem interesses inconfessáveis. É bom que nas próximas horas todos os amantes da internet livre entupam as caixas de e-mails de seus deputados avisando que na eleição deste ano, o voto em cada um deles no Marco Civil da Internet será amplamente debatido pelo conjunto da população, que irá saber quem votou em defesa dela ou se derreteu pelos carinhos das empresas de telefonia. Diga-se de passagem, as Organizações Globo e outras empresas de conteúdo também fazem parte do lobby. Será uma batalha decisiva para a liberdade de comunicação no Brasil. 

FONTE :BLOG DO GAROTINHO

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo sua participação e opinião !