domingo, 9 de fevereiro de 2014

Pesquisadores encontram espécies de peixes não documentadas no Brasil

Pesquisadores encontram espécies de peixes não documentadas no Brasil


Buscando mapear a fauna em uma região ainda não estudada, pesquisadores do Instituto Mamirauá descobriram duas espécies de peixes nunca documentadas no Brasil. A Pyrrhulina zigzag e aApistogrammoides pucallpaensis foram encontradas na Reserva de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá, município de Maraã, no limite entre essa unidade de conservação estadual e a Reserva Extrativista Auati-Paraná, ambas no Rio Amazonas.
Os peixes são caracterizados pela beleza ornamental e o porte pequeno. Eles são encontrados com facilidade na Amazônia peruana. Durante fevereiro, maio, agosto e novembro de 2013 os pesquisadores fizeram expedições na reserva.
“Esta é uma área que estamos começando a estudar. Então, fizemos a coleta de peixes nos períodos de seca, enchente, cheia e vazante. As duas espécies foram encontradas em todas as expedições”, comentou o técnico de pesquisa em ecologia e biologia de peixes, Jonas Oliveira.
Na Reserva de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá os pesquisadores tiveram cinco pontos para coletar os dados. Oliveira acredita que a vinda destes animais se deve ao fato do local ser um habitat propício para as espécies. “Eles estão em uma área de várzea. O Apistogrammoides costuma ficar em área de lama que é a mesma que temos aqui”, explicou.
Agora, os pesquisadores do Instituto Mamirauá querem estudar a incidência destes animais e descobrir o motivo do encontro das espécies no Rio Auati-Paraná, que faz confluência com os Rios Japurá e Solimões. As informações são do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação.

Ingo Koslowski/Fish Base

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo sua participação e opinião !