sexta-feira, 28 de fevereiro de 2014

Cientistas descobrem nova espécie de golfinho no rio Araguaia

Cientistas descobrem nova espécie de golfinho no rio Araguaia
 •


Há algum tempo, uma nova espécie de golfinho oceânico (Delphinidae) foi identificada na costa norte da Austrália. Apesar das inúmeras pesquisas, a descoberta evidencia que ainda sabemos relativamente pouco sobre este simpático mamífero.
A escassez de informações sobre os golfinhos fluviais (Platanistoidea), uma das criaturas mais raras do planeta, é ainda mais pronunciada. A boa notícia é que cientistas da Universidade Federal do Amazonas acabam de identificar uma nova espécie, o boto-do-araguaia (Inia araguaiaensis).
Encontrado no rio Araguaia, este golfinho fluvial é o primeiro a ser descoberto desde 1918 (ano de catalogação do baiji chinês, declarado extinto em 2006). Depois de colher amostras de DNA de ossadas encontradas na região, a equipe liderada pelo biólogo Tomas Hrbek detectou diferenças morfológicas e genéticas específicas, que indicam que o Inia araguaiaensis se separou de outras duas espécies há mais de dois milhões de anos.
Segundo artigo publicado na revista Plos One, a espécie surgiu quando o rio se separou do restante do sistema fluvial, gerando um corpo de água doce de 2.627 quilômetros de extensão.
Atualmente, cerca de mil indivíduos vivem na região do Araguaia. Eles podem atingir dois metros de comprimento e se diferenciam das outras espécies por ter um crânio menor e 24 dentes em cada maxilar – os demais golfinhos fluviais têm entre 25 e 29. No entanto, todas as espécies fluviais têm em comum o focinho comprido, que usam para caçar.
Os golfinhos de rio são raríssimos. Até o momento, apenas quatro espécies haviam sido identificados, dos gêneros Inia (boto-cor-de-rosa amazônico), Lipotes (baiji), Pontoporia (golfinho-do-rio-da-prata) e Platanista (golfinho-do-ganges e golfinho-do-indo). Três correm risco de extinção, segundo a União Internacional para a Conservação da Naturaleza (UICN).
O novo boto também está seriamente ameaçado. Desde a década de 1960, a bacia do rio Araguaia sofre com o avanço da pecuária extensiva e das atividades agrícolas. A construção de barragens hidrelétricas também afeta o ecossistema. Por esses motivos, os cientistas acreditam que a UICN deveria classificar o boto-do-araguaia, no mínimo, como espécie vulnerável.
A matéria foi originalmente publicada em Discovery Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo sua participação e opinião !