domingo, 19 de janeiro de 2014

Um quintal para desfrutar

FRESQUINHOS

Um quintal para desfrutar

Bem perto da cozinha, uma respeitável horta atende a família com o maior capricho. Ali, temperos, ervas e até frutas convivem em harmonia à espera da próxima receita


Felipe Gombossy


Todo cozinheiro que se preze sonha em ter alimentos frescos ao alcance das mãos. Assim que conheceu esta casa em Itatiba, no interior de São Paulo, a paisagista Paula Galbi soube que teria espaço de sobra para satisfazer esse desejo do morador de alma gourmet.

Dessa forma, ela reservou uma área de cerca de 40 m² próxima da cozinha para cultivar algumas hortaliças. Plantados diretamente no solo, 12 tipos ocupam os nichos cercados de paralelepípedos e têm espaço livre para crescer. Um sistema de irrigação automatizado molha todo o jardim e mantém o solo úmido na medida certa - em épocas mais quentes, as regas são intensificadas de acordo com a necessidade.

COMO CUIDAR DA HORTA
Coube às crianças da casa a tarefa de fincar as plaquinhas com os nomes das plantas. Assim, elas aprendem a reconhecê-las e se familiarizam com a demanda de cuidados necessários a cada uma
Cebolinha: popular na culinária, gosta de sol pleno, terreno rico em matéria orgânica e de fácil escoamento. Muito rústica e resistente, tem o crescimento dificultado apenas por solos encharcados ou excessivamente ácidos.





Alface: para atingir seu tamanho máximo, pede intervalo de 30 cm entre os pés. Frágil, aprecia clima ameno e sofre com o excesso de calor ou de frio. Evite regá-la demais, pois suas raízes se enfraquecem.





Tomilho: super-resistente, prefere sol pleno e solo bem drenado - regue apenas quando notar que o substrato está seco. Reserve um bom espaço, pois ele cresce bastante em condições favoráveis.





Sálvia: seu aroma forte rende bons chás e afugenta pragas, como as borboletinhas brancas que costumam atacar hortelã e alface. Dá folhas o ano todo e não cresce em solo muito molhado, que apodrece suas raízes.





Kinkan: alcança apenas 3 m de altura, o que faz dela uma frutífera desejada também para ornamentação. As flores perfumadas surgem entre a primavera e o verão. Adube o solo ao redor sem utilizar fertilizantes químicos.





Maracujá: mantenha os frutos afastados do chão - assim, eles escapam das formigas atraídas pelo odor adocicado. Uma saída é erguer um pergolado para que a trepadeira se desenvolva sem sobressaltos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo sua participação e opinião !