terça-feira, 14 de janeiro de 2014

Alívio de carga

SINAL VERDE

Alívio de carga

Empresas apresentam novas soluções para resolver um problema dos elétricos: o tempo de recarga das baterias

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André Paixão Quatro Rodas - 12/2013
Divulgação

Abaixa autonomia e o alto tempo necessário para a recarga das baterias são dois fatores que dificultam a viabilidade dos carros elétricos. Montadoras e sistemistas trabalham em novas tecnologias para reduzir o tempo de recarga e aumentar a quilometragem percorrida antes de chegar à próxima tomada. A mais recente dela é a da Volvo: peças do carro regarregáveis pelo sol. Alguns componentes da carroceria, como portas, tampas de porta-malas e até o capô, foram confeccionados com fibra de carbono, material mais leve que o metal. Conectados a geradores por meio de capacitores integrados, essas peças funcionam como painéis solares que ajudam a alimentar as baterias.

O conjunto de peças de carbono é uma alternativa às pesadas baterias de íons de lítio, reduzindo o peso do carro em 15%, além de oferecer outras vantagens, como maior resistência a quebras e deformações e menor custo de produção. O desenvolvimento da tecnologia levou três anos e meio e contou com investimentos da União Europeia e do Imperial College, de Londres. Os testes já estão sendo feitos em um protótipo do sedã S80, mas ainda não há previsão para o início da comercialização.

Outra solução vem dos Estados Unidos. A empresa Hevo criou um carregador sem fio que ocupa o lugar de uma tampa de bueiro, capaz de recarregar os veículos estacionados sobre ele por ressonância. Para se conectar ao sistema, o veículo deve ter instalado um receptor compatível com o aparelho. O usuário recebe a conta da recarga pelo smartphone, por meio de um aplicativo que faz o gerenciamento do consumo. É possível até utilizar planos de uso, algo semelhante ao que há hoje no celular pré-pago. Ainda em testes, essas "tampas" serão instaladas nas ruas de Nova York em 2014 e os primeiros usuários serão duas unidades de Smart elétrico
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