quinta-feira, 19 de dezembro de 2013

Vulcão de Yellowstone pode ser ainda maior do que se pensava

  • Estudo de cientistas americanos mostra que câmara magmática pode ser até 2,5 maior do que estimativas anteriores



Yellowstone. O parque nacional visto do céu
Foto: Terceiro / Yann Arthus-Bertrand / Divulgação

Yellowstone. O parque nacional visto do céu Terceiro / Yann Arthus-Bertrand / Divulgação
WASHINGTON - O super-vulcão que se encontra debaixo do Parque Nacional de Yellowstone, nos Estados Unidos, é ainda maior do que se pensava anteriormente, afirmam cientistas. Um estudo apresentado durante o encontro da American Geophysical Union Fall Meeting, em San Francisco, acaba de mostrar que a câmara magmática do vulcão, que tem capacidade de destruir todo o território norte-americano caso entre em erupção, é cerca de 2,5 maior do que as estimativas sugeridas anteriormente. A equipe descobriu que a caverna se estende por mais de 90 quilômetros e contém 200-600 quilômetros cúbicos de rocha derretida.

— Nós registramos tremores de terra e em torno de Yellowstone, e medimos as ondas sísmicas à medida que elas se deslocam através do solo — detalhou o Dr. Jamie Farrell, da Universidade de Utah, à rede BBC.A descoberta surpreendeu os próprios cientistas. A equipe usou uma rede de sismógrafos que estavam situadas em torno do parque para mapear a câmara de magma.
Como as ondas circulam mais lentamente através do material quente e parcialmente fundido, a equipe conseguiu medir o que está por baixo. O grande reservatório subterrâneo de magma que abastece o vulcão se revelou gigantesca, alcançando profundidades entre 2 km e 15 km (1-9 milhas), a caverna era cerca de 90 km (55 milhas) de comprimento e 30 km (20 milhas) de largura. Trata-se, segundo os cientistas, do maior vulcão já mapeado.
A descoberta deve aumentar ainda mais as preocupações em torno do vulcão, cuja última grande erupção aconteceu há cerca de 640 mil anos. Os cientistas acreditam que o super-vulcão poderia sair uma vez a cada 700 mil anos.
No entanto, um dos pesquisadores do estudo, o professor Bob Smith, admite que é preciso mais dados para que um padrão seja confirmado.
— Sim, é um sistema muito maior ... mas eu não acho que isso faz com que o risco de Yellowstone maior — disse ele, referindo-se à última pesquisa.

   http://oglobo.globo.com/ciencia/revista-amanha/vulcao-de-yellowstone-pode-ser-ainda-maior-do-que-se-pensava-11037226#ixzz2ndu2fNr7 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo sua participação e opinião !