quinta-feira, 12 de dezembro de 2013

Parque Jacques Cousteau recebe jardim vertical

Parque Jacques Cousteau recebe jardim vertical 




Um jardim vertical de bromélias é a novidade do Parque Jacques Cousteau, que fica na rua Augusto José dos Santos, 366, no bairro Betânia. Proposta diferenciada e pioneira nos parques municipais de Belo Horizonte, o jardim construído em blocos de concretos encaixados chama a atenção dos frequentadores da área verde que se encantam com a criatividade e beleza.

A iniciativa foi da chefe de Departamento de Parques Sudoeste da Fundação de Parques Municipais, Edanise Reis, que aplicou seus conhecimentos na área de paisagismo nesse projeto piloto. Segundo ela, esta também é uma oportunidade para os funcionários do Parque Jacques Cousteau usarem formas criativas de implantar jardins.

Edanise explica que existem várias técnicas para implantar os jardins verticais e formar verdadeiras paredes vivas com um paisagismo extremamente interessante. No caso do Parque Jacques Cousteau, a proposta foi criar vasos nos espaços vazados dos blocos de concretos encaixados e plantar diferentes espécies de bromélia, como neoregelia-caroline, neoregelia-fireball, aechmea-blanchetiana e acanthostachys-strobilacea. “Foi um projeto piloto que agradou os olhares dos frequentadores”, conta.

A boa recepção do público no Parque Jacques Cousteau motivou Edanise a preparar a implantação de um jardim vertical de plantas medicinais no Parque Ecológico Roberto Burle Marx (Parque das Águas), no Barreiro, na horta de medicinais que está sendo revitalizada, e outro, de plantas floríferas, no Parque Aggeo Pio Sobrinho, no bairro Buritis.
Bebedouros

Além do novo jardim, o Parque Jacques Cousteau recebeu no dia 20 de novembro a instalação de dois bebedouros. De acordo com Edanise Reis, essas benfeitorias só têm a contribuir com as áreas verdes e trazer benefícios para seus frequentadores.


Um comentário:

Obrigado pelo sua participação e opinião !