quinta-feira, 5 de dezembro de 2013

Economia verde na China enfrenta grandes desafios


Economia verde na China enfrenta grandes desafios

José Eduardo Mendonça - 03/12/2013 

medium_8251456680
Transição tropeça em poluição e gap tecnológico
A China tem políticas consistentes de transição para uma economia verde, mas há obstáculos significativos, incluindo seus problemas com a poluição e o gap de tecnologia entre empresas chinesas e suas concorrentes internacionais. É o que afirma um estudo patrocinado pelo programa ambiental da ONU e pelo ministério de proteção ambiental chinês.
O relatório conjunto, divulgado hoje, recomenda o aumento do investimento em pesquisa e desenvolvimento para enfrentar os desafios ambientais e ajudar o setor de baixo carbono a ser competitivo globalmente.
O relatório diz que o país se tornou um líder mundial em investimentos em energia renovável, com grande parte da capacidade instalada de usinas eólicas, além de ser o maior fabricante de painéis solares fotovoltaicos.
O investimento verde formou 5% do pacote de estímulos chinês de 2008, de U$ 570 bilhões, medida que ajudou a indústria ambiental a crescer para mais de 3% do PIB. A China também investiu em eficiência energética industrial, o que levou a uma queda de 19% em intensidade de energia por unidade do PIB.
Ainda assim, a China é o maior emissor global de gases estufa, em grande parte por sua forte dependência de carvão e petróleo, que respondem por quase 90% do consumo de energia. O país também consome 60% do cimento mundial, 49% do aço e do ferro e 20% da energia.
A poluição também é uma questão importante que ameaça o desenvolvimento da economia verde, diz o relatório. Cerca de 90% dos cursos de água urbanos estão poluídos, e a poluição do ar contribui com 1.2 milhão de mortes prematuras por ano.
Com o pais caminhando rápido para a urbanização, o documento afirma que a China “não apenas precisa desenvolver edifícios mais eficientes, mas também criar cadeias de fornecimento que diminuam a geração de desperdício e o consumo de materiais e o uso de energia,” informa o China.org.
Foto: sachman75/Creative Commons

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo sua participação e opinião !