sexta-feira, 13 de dezembro de 2013

84 espécies brasileiras entram na lista de ameaçadas de extinção

84 espécies brasileiras entram na lista de ameaçadas de extinção

Atualização da "Lista Vermelha" mostra que situação piorou para o sapo-de-barriga-vermelha e melhorou para a tartaruga-de-couro BRUNO CALIXTO



Kindle
 Share

Uma tartaruga-de-couro. Espécie está menos ameaçada graças a esforços de conservação (Foto: Projeto Tamar)

A União Internacional para Conservação da Natureza (IUCN), uma rede de pesquisadores, agências governamentais e ONGs que avalia o estado da conservação de plantas e animais em todo o mundo, divulgou uma atualização da sua Lista Vermelha de Espécies Ameaçadas de Extinção. A nova versão conta com mais de 21 mil espécies com algum grau de ameaça.
A pedido do Blog do Planeta, a IUCN separou os dados das espécies brasileiras que entraram na lista e das que mudaram de status. Segundo a organização, o Brasil tem hoje 5.376 espécies com algum grau de ameaça. Dessas, 14 já estão extintas e duas estão extintas na natureza.
Os números mostram que 84 espécies entraram para a Lista Vermelha. Elas não estavam classificadas antes por falta de informação, mas novos estudos e pesquisas permitiram fazer essa avaliação. A maioria aparece classificada como "pouco preocupante", mas alguns anfíbios e plantas foram classificados como "criticamente em perigo". Outras sete espécies mudaram de status também por novas informações.
Quatro animais passaram por "mudanças genuínas" na classificação, quando a situação da conservação da espécie mudou, para melhor ou pior. Segundo a IUCN, três espécies estão mais ameaçadas hoje do que na edição anterior da lista: o sapo-de-barriga-vermelha, o albatroz-de-cabeça-cinza e o bicudo-verdadeiro.  O sapo-de-barriga-vermelha enfrenta a situação mais complicada: esse pequeno sapinho, de 3,5 centímetros, só existe em um único lugar no mundo, o município de Arvorezinha (RS), em um rio onde se pretende construir uma pequena central hidrelétrica.
Já a tartaruga-de-couro recebeu uma boa notícia. A espécie, uma das maiores tartarugas do mundo, era classificada como "criticamente em perigo". Esforços de conservação diminuiram a ameaça, e hoje ela está classificada como "vulnerável".
Atualização das espécies ameaçadas do Brasil:
Extintas: 14
Extintas na natureza: 2
Criticamente em perigo: 147
Em perigo: 289
Vulnerável: 501
Quase ameaçada: 303
Baixo risco: 31
Pouco preocupante: 3.473
Dados insuficientes: 616
Total: 5.376

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo sua participação e opinião !