quinta-feira, 28 de novembro de 2013

Você está poluindo (19%) mais

Você está poluindo (19%) mais

O Brasil começou a queimar mais carvão, óleo diesel e gás natural. Isso significa que, sem mudar nada na sua vida, você já está emitindo mais CO2

por Lorena Verli e Bruno Garattoni
O Brasil sempre se orgulhou de gerar energia limpa. Mas nos últimos anos, esse cenário mudou um pouco. Isso porque o governo investiu em usinas termelétricas, que são mais baratas e rápidas de construir, mas possuem uma grande desvantagem - como são movidas a carvão, gás ou derivados de petróleo, emitem muito mais CO2 que as hidrelétricas (que geram uma quantidade pequena desse gás, vindo do apodrecimento de plantas nas regiões alagadas pela usina). Resultado: hoje, a eletricidade que você usa na sua casa gera aproximadamente 19% mais CO2 do que há dez anos atrás . "Se o Brasil tivesse um ano com poucas chuvas, os apagões seriam constantes. Daí a necessidade de investir em outras formas de produzir energia", diz Guilherme Dantas, do Grupo de Estudos do Setor Energético da UFRJ.
Para diminuir o impacto das termelétricas, em 2009 entrou em vigor uma norma que obriga novas usinas a óleo ou carvão a compensar 25% de suas emissões plantando árvores (ou financiando projetos de energia limpa).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo sua participação e opinião !