quinta-feira, 14 de novembro de 2013

Telhado vivo em fábrica da Ford tem tamanho de 8 campos de futebol

Telhado vivo em fábrica da Ford tem tamanho de 8 campos de futebol




Dez anos após ser instalado, o telhado vivo que a Ford mantém em sua fábrica de Dearborn, Michigan, continua a florescer sobre o teto da linha de produção de caminhões da companhia. O maior telhado vivo da América do Norte, tornou-se um ecossistema do qual dependem uma grande variedade de vegetação, insetos e animais. Um verdadeiro jardim de 10,4 hectares. A estrutura também é uma alternativa de redução de custos com o sistema de aquecimento e resfriamento da planta fabril.
A parte viva e visível do jardim é uma porta de entrada para um sofisticado e eficiente sistema de coleta e tratamento da água da chuva. No total são 11 tipos de vegetação que vivem em uma mistura de areia, xisto, turfa e dolomita, que compõem o primeiro nível dessa estrutura. O segundo nível é responsável pela nutrição das plantas, formado por uma malha que mantém umidade apenas na quantidade suficiente para nutrir as raízes.
A terceira camada direciona a água não utilizada para nutrir o telhado vivo para calhas e canos de drenagem. Enquanto a quarta, e última, camada é uma membrana que protege o interior do prédio da umidade, da força das raízes e outros possíveis danos.
A água coletada desce por canos nas laterais do prédio e é armazenada em um grande tanque. Este local, cuja superfície é utilizada como estacionamento para os caminhões produzidos na fábrica, é coberta por um piso poroso sobre uma camada de cascalho, um forro de tecido e argila, que também recebem e filtram a água da chuva antes de ser depositada no mesmo reservatório daquela recebida do telhado vivo. Depois disso, toda essa água é devolvida aos rios e córregos limpa e cheia de oxigênio.
Confira o infográfico que mostra como funciona o sistema:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo sua participação e opinião !