terça-feira, 5 de novembro de 2013

Piranha vegetariana está entre as 441 espécies novas descobertas na Floresta Amazônica

Piranha vegetariana está entre as 441 espécies novas descobertas na Floresta Amazônica




Foram descobertas pelo menos 441 novas espécies de animais e plantas na vasta e ainda não totalmente conhecida Floresta Amazônica. Essas descobertas, ocorridas entre 2010 e 2013, incluem um lagarto que tem um desenho de chamas no couro, uma piranha vegetariana, e uma rã do tamanho da unha de um polegar.

Cercosaura hypnoides/Foto: © Tiffany M Doan
A compilação dessas novas espécies, descobertas por muitos cientistas, foi realizada pela Rede WWF. Os números impressionam: são 258 novas espécies de plantas, 84 de peixes, 58 de anfíbios, 22 de répteis, 18 de aves e uma de mamífero. A lista não inclui um número incontável de novas espécies de insetos e outros invertebrados que também foram descobertos nesse período.
"A compilação e a atualização sobre as novas espécies descobertas em toda a Amazônia nos mostra o quanto a região é importante para a humanidade, e o quanto é fundamental pesquisá-la, compreendê-la e conservá-la. A biodiversidade está ameaçada pela destruição dos ecossistemas. Não podemos nos permitir perder essa riqueza e nem deixar de conhecê-la", afirma Claudio Maretti, líder da Iniciativa Amazônia Viva da Rede WWF.

Passiflora longifilamentosa/Foto: © João Batista Fernandes da Silva

Gonatodes timidus/ Foto: © Philippe Kok

"Com uma média de duas novas espécies identificadas a cada semana nesse período fica claro que a extraordinária Amazônia continua sendo um dos espaços mais importantes da biodiversidade mundial", acrescentou Maretti.
Veja abaixo cinco destaques dentre as novas espécies descobertas:

Foto: © Javier Garcia
O zogue-zogue Caqueta titi (Callicebus caquetensis) é uma das 20 espécies existentes desse tipo de macaco que vive na Amazônia.  Os bebês dessa espécie apresentam uma característica cativante: "Quando eles estão muito satisfeitos, eles ronronam um para o outro", explica o cientista Thomas Defler.

Foto: © Andre Cardoso
A impressionante flor cor-de-rosa (Sobralia imavieirae) é uma das 45 novas espécies de orquídeas recém-descobertas.  A Amazônia já era conhecida por abrigar um alto número de espécies florísticas e essa última dádiva botânica realçou ainda mais a reputação mundial da região pela sua diversidade de plantas.

Foto: © Philippe Kok
Apesar de ter sido descoberta recentemente, essa pequena rã, do tamanho de uma unha de polegar, é considerada uma espécie muito ameaçada de extinção. O nome científico (Allobates amissibilis) significa "que pode ser perdida". Esta é a terceira espécie Allobates encontrada na Guiana.

Foto: © Philippe Kok
Encontrada nas montanhas que estão na fronteira entre a Guiana e o Brasil, essa espécie de cobra de cores vivas foi batizada de Chironius challenger, em homenagem ao personagem Professor George Edward Challenger, do livro "O mundo perdido", de Arthur Conan Doyle.

Foto:© Uwe Rîmer
Segundo os cientistas observaram, esta nova espécie de peixe, denominada Apistogramma cinilabra, está adaptada a níveis extremamente baixos de oxigênio. Esse peixe não foi encontrado em nenhum outro lugar do planeta.  A nova espécie é considerada única e característica de um lago na região de Loreto, no Peru.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo sua participação e opinião !